Você é fã de
livros de empreendedorismo e autoajuda? Por mais que muitos desprezem a eficácia, é inevitável que as palavras podem transformar a vida de uma pessoa. Seja as guiando para ações efetivas, ou até mesmo abrindo a mente para novas possibilidades.
Esses livros, inclusive, podem ser úteis para diversos aspectos no nosso cotidianos, como, por exemplo:
- a busca por respostas, para questões que não conseguimos encontrar respostas;
- encontrar perspectivas para o futuro;
- poder lidar de melhor maneira com as situações do meio corporativo.
Pensando nisso, eu preparei uma lista especial com as melhores obras para você ler e tirar lições de grande valor. Confira!
1 - Seja Foda!
Autor: Caio Carneiro
Caio Carneiro, autor de “Seja Foda”, convida o leitor a fazer um retrospecto da sua vida, bater no peito com o coração cheio de felicidade, sem falsa modéstia, com plena convicção e serenidade, e dizer:
tudo o que eu passei foi FODA.
Caio retrata o livro como um passo inicial,
no qual você vai aprender comportamentos e atitudes necessários para conquistar, em todos os aspectos da sua vida, resultados incríveis.
“Seja Foda” vai provocar e inspirar você não só a ter o espírito elevado e sonhar com coisas inimagináveis, mas também se tornar consciente do que precisa fazer para realizar cada um desses sonhos.
2 - A sutil arte de ligar o foda-se
Autor: Mark Manson
Em “A sutil arte de ligar o foda-se”, Mark Mason toda a sua sagacidade de escritor e seu olhar crítico para propor um novo caminho rumo a uma vida melhor, mais coerente com a realidade e consciente dos nossos limites.
Como um verdadeiro amigo, Mark se senta ao seu lado e diz, olhando nos seus olhos:
você não é tão especial. Ele conta umas piadas aqui, dá uns exemplos inusitados ali, joga umas verdades na sua cara e pronto, você já se sente muito mais alerta e capaz de enfrentar esse mundo cão.
É inevitável que durante a nossa vida nos sentimos quase sufocados diante da pressão infinita por parecermos otimistas o tempo todo. É um pecado social se deixar abater quando as coisas não vão bem.
No entanto, manter essa compostura 24/7 pode ser bastante complicado.
E é aí que entra a revolucionária e sutil arte de ligar o foda-se.
3 - Geração de Valor
Autor: Flávio Augusto Da Silva
Em “Geração de Valor”,
o autor demonstra como as pessoas são treinadas para agir de acordo com o senso comum. O ensino convencional as estimula a buscar segurança, e não liberdade. Com medo de se arriscar, a maioria segue o fluxo da boiada e sonha pequeno, optando por seguir um emprego estável e passar anos financiando a casa própria.
Flávio demonstra durante as 208 páginas como conseguiu sair da conformidade bem cedo., mesmo sendo de família simples da periferia do Rio de Janeiro. Focando no
empreendedorismo, o autor diz como você, leitor, também pode alçar voos próprios.
4 - Pega a Visão
Autor: Rick Chester
Rick Chester ficou bastante conhecido pelo seu “vídeo da água”. No vídeo simples e caseiro, ele fala do que você pode fazer para empreender com R$ 10,00 emprestados e criar um lucro de 750%. Falando de modo rápido, mas sucinto e claro, Rick demonstra conhecimento. Tanto matemático como empreendedor.
Em meses ele virou uma grande sensação. Conseguiu mais de 1 milhão de seguidores no
Instagram, além de palestrar em Harvard.
Em Pega a Visão,
você saberá toda a história dele, desde o tempo em que vendia verduras que ele mesmo havia plantado no quintal de sua casa, aos 8 anos. A vida de Rick nos ensina que
não há lugar no topo para quem desiste de lutar
ou vive na eterna transferência de responsabilidades.
Pelas 208 páginas você percebe que Rick é um cidadão que virou um gigante quando se levantou e conseguiu inspirar milhares de pessoas a fazerem o mesmo.
5 - O Poder do Hábito
Autor: Charles Duhigg
O grande chamada de “O Poder do Hábito” é Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Durante as páginas, Charles nos conta a história de uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida.
Além de retratar como uma empresa saiu do fracasso para se tornar um negócio bilionário. A grande chave seria um padrão único entre os funcionários - a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho.
O que todas essas pessoas têm em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, o autor apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.
6 - O Pode do Agora
Autor: Eckhart Tolle
Combinando conceitos do cristianismo, do budismo, do hinduísmo, do taoísmo e de outras tradições espirituais, Tolle elaborou um guia de grande eficiência para
a descoberta do nosso potencial interior.
Para o autor, passamos a maior parte de nossas vidas pensando no passado e fazendo planos para o futuro. Ignoramos ou negamos o presente e adiamos nossas conquistas para algum dia distante, quando conseguiremos tudo o que desejamos e seremos, finalmente, felizes.
Para mudar essa perspectiva, entra “O Poder do Agora”! Spoiler:
a primeira coisa a fazer é deixar para trás nossa mente analítica e nosso falso ego.
7 - Pare de se sabotar e dê a volta por cima
Autor: Flip Flippen
Para Flip Flippen, o ponto de partida para o verdadeiro sucesso é o
autoconhecimento
- quando se conhece a si mesmo, pode compreender melhor as características de sua personalidade e identificar suas limitações.
O fundamental é saber quais são seus pontos fracos, de modo que você possa superá-los e transformá-los em qualidades que tragam resultados significativos.
Nos seus anos de pesquisa - que somam mais de 3 décadas -, o autor observou que muitas pessoas talentosas sabotavam o próprio sucesso porque não sabiam quais eram as características que as impediam de alcançar o máximo de seu potencial.
Essa análise serviu de base para definir as 10 principais limitações pessoais descritas em “Para de se sabotar e dê a volta por cima”.
Curtiu a lista com livros de
empreendedorismo e autoajuda? Comente aqui!