Os livros de aventura sempre estão entre os mais vendidos e procurados na categoria ficção científica.
Histórias envolventes, personagens marcantes e finais de tirar o fôlego são características fortes. Recorrentemente ganham adaptações cinematográficas e o contrário também ocorre quando um filme é grande sucesso, como em Star Wars, ganhando inúmeros livros.
No texto de hoje, listo alguns livros bastante conhecidos e que agradam grande parte dos leitores do gênero. Se você ainda não está familiarizado(a) com o este estilo, temos aqui algumas boas opções para você.
Vamos lá?! Boa leitura!
Jogador Número 1 (Ernest Cline)
Ernest Cline trabalhou por diversos empregos até o dia que decidiu fazer da sua principal ocupação, ser nerd, a sua profissão. Com a dedicação e amor total pela cultura pop, trabalhando como versista e roteirista. Para sua surpresa, o filme Fanboys, que foi baseado em um de seus roteiros, tornou-se um fenômeno cult.
Em 2011, publicou
Ready Player One, conhecido no Brasil como
Jogador Número 1, publicado por aqui pela
Leya em 2019, a obra se tornou um fenômeno de vendas, recebendo até uma versão cinematográfica dirigida por Steven Spielberg.
A história de
Jogador Número 1 é
ambientada no ano de 2044 em uma Terra bem diferente da que conhecemos atualmente. Fome, guerras e desemprego empurraram a humanidade para um estado de apatia nunca antes visto. E a alternativa encontrada por alguns jovens para fugir desta realidade é o
OASIS, uma
realidade alternativa virtual criada pelo bilionário James Halliday.
Wade Watts
é um dos que se aventuram no jogo que permite aos usuários ser o que quiserem, um lugar onde se pode viver e se apaixonar em qualquer um dos mundos inspirados nos filmes, videogames e cultura pop dos anos 1980. Mas há outros atrativos no jogo, como premiar com grandes fortunas quem descobrir algum dos vários mistérios que o criados colocou no jogo. Bom, e Wade encontra um desses prêmios...
Jogador Número 1 faz parte da
duologia que ainda conta com a continuação
Jogador Número 2.
Carbono Alterado (Richard Morgan)
Carbono Alterado, ou Altered Carbon, é o romance que inspirou a
série de sucesso da Netflix, de mesmo nome. Publicado originalmente em 2002, a obra pode ser classificada como thriller ou
cyberpunk policial. Independente da classificação, não deixa de ser uma história eletrizante.
Carbono Alterado se passa em um futuro distante, no século XXV, onde
a humanidade se expandiu por toda a galáxia, monitorada pelos olhos vigilantes da
Organização das Nações Unidas. Naquela época, o conceito de "vida" tem outro significado.
Toda a consciência de uma pessoa é armazenada em um pequeno cartucho, localizado na nuca, e é possível transferir esta consciência para um novo corpo, quando o atual para de funcionar. A morte passa a ser um contratempo inconveniente, uma falha no programa.
Takeshi Kovacs, um ex-Emissário da ONU que nunca havia posto os pés na Terra, já havia tido esta experiência de "morte" antes. Sua última morte, porém, causada após um serviço malsucedido, se revelou particularmente dolorosa. Agora em Bay City,
Kovacs é trazido de volta à vida para solucionar o assassinato de um magnata - função imposta pela própria vítima. Mal sabe ele está prestes a fazer parte de uma conspiração perversa até para os padrões de uma sociedade que trata a existência humana como um produto a ser comercializado. Para Kovacs, o projétil que o atingiu em cheio no peito foi só o começo.
Carbono alterado é o primeiro volume de uma trilogia, que conta ainda com
Anjos Partidos e
Fúrias Despertadas.
Box Marvel: Guerra Civil e Guerras Secretas
Muitos não sabem mas existem
inúmeros romances da Marvel baseado nos personagens famosos que conhecemos. Aqui destaco o box que contém dois livros de arcos bastante conhecidos:
Guerra Civil e
Guerras Secretas. O primeiro, Guerra Civil, inclusive ganhou um filme, Capitão América: Guerra Civil.
Em
Guerra Civil, Homem de Ferro e Capitão América, os membros líderes dos Vingadores,
tomam lados opostos quando uma trágica batalha
deixa um buraco na cidade de Stamford, matando centenas de pessoas. Como consequência deste fatídico evento, o governo americano exige que todos os super-heróis revelem sua identidade e registrem seus poderes. Para Tony Stark – o Homem de Ferro – é um passo lamentável, porém necessário, o que o leva a apoiar a lei. Para o Capitão América, é uma intolerável agressão à liberdade cívica.
Já em
Guerras Secretas, temos frente a frente os maiores heróis e os maiores vilões duelando. De um lado, os
Vingadores, X-Men e Quarteto Fantástico. Do outro,
Magneto, Doutor Destino, Ultron e Galactus. Convocados pelo onipotente Beyonder para um desafio interestelar, heróis e vilões deverão se confrontar no Mundo de Batalha, visando conquistar o maior prêmio que alguém jamais poderia cobiçar.
Guerra do Velho (John Scalzi)
O que você faria ao completar 75 anos?
John Perry tomou duas atitudes: visitou o túmulo de sua esposa e entrou para o exército. Publicado originalmente no ano de 2005,
Guerra do Velho se passa em um futuro caótico, com guerras interplanetárias e que para fazer parte do exército é preciso justamente ter mais de 75 anos. É uma decisão sem volta, com viagem só de ida para o embate.
John topa este desafio, mesmo sabendo muito pouco o que lhe espera. Neste romance de aventura policial militar, original e surpreendente, premiado John Scalzi escreve uma história de ficção científica da mais alta qualidade, envolvendo o leitor do início ao fim.
Guerra do Velho é o primeiro volume de uma trilogia, que também conta com
As Brigadas Fantasmas e
A Última Colônia.
Star Wars: Manual do Império (Daniel Wallace)
Star Wars é o maior fenômeno da cultura pop/nerd mundial e este título é incontestável e reconhecido até mesmo por quem não é muito fã da franquia. Lançado originalmente nos cinemas em 25 de maio de 1977, com título simples de
Star Wars, alcançou a maior bilheteria de todos os tempos naquela época. E mais, faturou 7 prêmios Óscar.
Além dos filmes, 11 até o momento, inúmeras séries animadas, quadrinhos e livros foram lançados desde então e seria necessário um post exclusivo sobre Star Wars para falar de todos eles. Mas de todos os lançamentos literários feitos, destaco o
Manual do Império, uma obra não canônica, sendo um guia com informações do Império, como ele tomou conta da galáxia, diretrizes táticas, procedimentos, relatos de missões e documentos confidenciais.
Por se tratar dos "bastidores" do Império, o Manual é indicado para àqueles que já conhecem a trama com mais profundidade, sobretudo dos acontecimentos ocorridos entre os episódios I e VI.
O que achou dessas
5 indicações de livros de aventura? Qual ficou fora da lista e que você gosta? Me conta aqui nos comentários e até o próximo texto!