Você com certeza já ouviu falar de
Agatha Christie. Mas, já tirou um pouquinho do seu tempo para apreciar a obra da escritora britânica? Neste artigo,
vou elencar os 6 livros que você precisa ler!
Agatha Mary Clarissa Christie nasceu em 1890, na cidade de Torquay localizada na Inglaterra. Nos seus 56 anos de carreira,
chegou a escrever mais de 80 livros. Inclusive, aparece no
Guinness Book of World Records, como
a
autora mais vendida no mundo, com números que passam a casa dos bilhões.
Seu principal destaque são as obras do
gênero thriller, ou seja suspense. Os livros que ficaram mais populares (e que estão citados neste artigo) relatam, principalmente, crimes passionais ou policiais, que prendem o leitor até a última palavra da publicação.
A morte de Agatha ocorreu em 1976, aos 85 anos. No entanto,
sua arte será para sempre lembrada. Como uma forma de homenagem, confira os 6 livros que separei para apreciarem:
1 - O Assassinato no Expresso Oriente
Ano de lançamento: 1934
Murder on the Orient Express é um romance policial escrito por Agatha Christie e protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot. Foi publicado pela primeira vez no Reino Unido em 1º de Janeiro de 1934, pela editora Collins Crime Club.
Nada menos que um telegrama aguarda
Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano.
O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada.
Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de cometer o crime.
Você saberia antes mesmo de terminar o livro?
2 - O Misterioso Caso de Styles
Ano de publicação: 1920
The Mysterious Affair at Styles foi o primeiro livro publicado por Christie, lá em 1920. Logo nessa publicação inicial,
recebeu aclamação da crítica pela sua forma única de contar um thriller.
Quando mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que o espera.
Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence Cavendish, herdou a propriedade de seu marido e tem todo o controle sobre patrimônio da família. No decorrer, Emily é encontrada trancada em seu quarto nos últimos estertores e morre com o nome de seu marido nos lábios.
Morte natural ou envenenamento? Quem além de seu marido teria interesse em sua morte? Como ela pode ter sido envenenada? Caso você queira a respostas de todas essas perguntas, é necessário ler “O Misterioso Caso de Styles”.
3 - Morte no Nilo
Ano de publicação: 1937
Death on the Nile é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1937. É um dos casos mais famosos do detetive Hercule Poirot e conta também com a participação do Coronel Race.
Bela, rica e inteligente, a jovem herdeira
Linnet Ridgeway parece conseguir tudo o que quer. No entanto, quando rouba o noivo de sua melhor amiga e se casa com ele sem pensar duas vezes, talvez Linnet esteja indo longe demais.
Em sua viagem de lua de mel num cruzeiro pelo rio Nilo, o casal apaixonado se depara com uma série de antagonistas interessados em sua fortuna e em provocar sua infelicidade.
Linnet é encontrada morta, com um tiro na cabeça. O detetive Hercule Poirot, que por acaso também estava no navio, entra em ação para solucionar o crime.
4 - Os Crimes ABC
Ano de publicação: 1936
The A. B. C. Murders é um romance policial publicado pela primeira vez pela Collins Crime Club em 6 de janeiro de 1936 no Reino Unido. A história tem como principal personagem
Hercule Poirot.
Após receber uma carta desafiando-o a solucionar um crime iminente, pensa que seja apenas uma brincadeira de mau gosto. No entanto, o pior acontece: na data e no local indicados, o assassinato de fato acontece, e ele recorre ao capitão Hastings e ao inspetor-chefe Japp para juntos investigarem o caso.
As peças do quebra-cabeça começam a se encaixar com a chegada de uma nova carta e a ocorrência de um novo homicídio: o remetente identifica-se apenas como ABC, e suas vítimas parecem seguir uma rígida ordem alfabética.
No final do livro, será que Poirot consegue solucionar o crime?
5 - A Casa Torta
Ano de publicação: 1949
Segundo a própria autora,
este é um de seus dois trabalhos favoritos. Por isso, merece destaque nessa lista.
Nos arredores de Londres há
uma mansão com uma inusitada característica:
ela é torta. É ali que o milionário octogenário Aristide Leonides mora com a esposa, cinquenta anos mais jovem, além de filhos, noras, netos e uma cunhada, irmã da primeira mulher.
Quando a polícia descobre que o patriarca foi envenenado, todos os habitantes da casa se tornam suspeitos, e a discórdia passa a imperar entre os membros da família – sobretudo, olhares desconfiados recaem sobre a jovem viúva.
6 - Punição para a Inocência
Ano de publicação: 1958
Além do citado acima,
Ordeal by Innocence também está na lista dos queridinhos por Agatha.
Jacko Argyle é detido sob alegação de que teria assassinado sua mãe em um surto de loucura, sendo condenado à prisão perpétua. Dois anos depois, surge uma prova, encontrada pelo doutor Arthur Calgary, de que o preso é inocente, mas a descoberta chega tarde demais: Jacko morre atrás das grades.
Os achados do doutor reabrem as feridas dos membros da família, que passam a encarar uns aos outros com desconfiança e suspeita, assombrados com a possibilidade de que o verdadeiro assassino ainda esteja entre eles.
Gostou de conferir a lista com os 6 livros de Agatha Christie que você precisa ler?
Aproveite a visita e baixe agora mesmo o e-book
“Quero escrever um livro. E agora?”
e seja inspirado. É 100% gratuito!