Suas estratégias de conteúdo para divulgação de um livro estão alinhadas com a atual realidade do mundo? Quais são seus novos planos adaptados a essas mudanças tecnológicas e de comportamento de consumo das pessoas?
Neste artigo, abordaremos
ferramentas
que estão sendo fundamentais para as novas estratégias de conteúdo e quais são seus benefícios.
Desde promoções à medição do conteúdo que irá atrair novos leitores ou revelar o perfil dos atuais compradores. Tudo está nas estratégias de conteúdo que precisam ser adotadas para o crescimento da sua carreira literária.
Na hora de levantar informações sobre o mercado onde o seu livro está inserido, a sua
persona
precisa estar sempre em foco e com ela os possíveis questionamentos que ela pode ter ao se deparar com o conteúdo do seu livro. Além disso, a sua persona constituirá um relacionamento com você diante dessas abordagens e interações.
Ou seja,
a estratégia de conteúdo existe para ser obtido o máximo de informação necessária para o desenvolvimento de ações assertivas na qualidade de vida do leitor e, consequentemente, a criação ou cultivo do relacionamento entre ele e o você.
Como as lives podem ser assertivas neste caso? Confira o que preparamos para você!
Live Content, indicadores e métricas
No Brasil passamos por uma modificação nos serviços de internet e essa melhoria foi um dos fatores que contribuíram para o crescimento das
transmissões ao vivo. Essa possibilidade de interação é oferecida nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube, TikTok e outras.
Hoje, o
estreitamento das relações com o consumidor é de extrema importância, e também um desafio para os escritores que produzem conteúdos. Com tantas possibilidades, é normal se sentir perdido no planejamento dessas estratégias.
Criar ações de marketing para reter a atenção e se aproximar dos seus leitores de forma direta e ao vivo faz parte do que chamamos de Live Content. Os indicadores e métricas desse marketing são essenciais para você adquirir conhecimento, em números, de como o seu público está reagindo diante do seu
marketing digital.
Porém,
indicadores e métricas são termos diferentes.
Métricas são medidas brutas que servem de subsídios aos indicadores. São compostas por vários tipos, como pessoas presentes em uma live, quantidade de leitores, avaliações, número de depoimentos, ou outro formato quantitativo.
Métricas são a base para a constituição dos indicadores de desempenho.
Já os
indicadores dizem sobre o posicionamento das pessoas diante do seu conteúdo. Por exemplo, qual a porcentagem de leitores que gostaram ou não do livro, ou, então, qual a retenção que o escritor teve durante uma live.
Como aumentar o engajamento das lives
Bom, mesmo que o seu conteúdo seja rico em informações, é preciso engajar o seu público e promover curiosidade, expectativa para tal evento.
Preparamos três dicas rápidas para ajudar você a engajar o seu público, confira:
1. Divulgue a sua live com antecedência
Avise que a sua live acontecerá por meio do
Live Marketing: posts, mensagens, vídeos curtos, entre outros. Seja o lançamento de um livro ou projeto literário, importante que a sua audiência saiba e fique interessada na sua live com antecedência, para que estas pessoas possam se programar.
É importante que as pessoas envolvidas no negócio também divulguem esse acontecimento. Então, conte com a ajuda de pessoas próximas que apoiam e, se possível, pequenos influenciadores.
2. Levante dúvidas frequentes
Para descobrir quais são essas dúvidas, promova
interação antes da live começar, isso significa solicitar durante a divulgação da live que seus espectadores apontem as principais dúvidas ou curiosidades para serem respondidas ao vivo.
As dúvidas levantadas ajudam bastante no entendimento do que sua audiência e leitores querem saber de você ou do seu conteúdo. Além disso, você pode optar por sugestões de pauta para serem abordadas conforme o tema da sua live.
3. Prenda a atenção dos seus espectadores
Essa dica vale tanto para os que já estão presentes na live, quanto aos que vão chegando no decorrer dela. Para que isso aconteça naturalmente, é preciso organizar o conteúdo do seu vídeo de forma que o seu espectador fique para ouvir a melhor parte, que por vez será dita no final.
Mantenha o tema e objetivo frescos na mente de quem está assistindo, assim como para as pessoas que acabaram de entrar. Ou seja, de tempos em tempos relembre os pontos discutidos e que ainda não alcançou a parte mais importante.
Porém, é preciso
moderação
para que esse tipo de lembrete não fique cansativo para aqueles que estão acompanhando desde o início.
4. Recompense o seu espectador
Ofereça uma recompensa exclusiva aos que acompanharam a live, seja através de um desconto, um material exclusivo ou para a pessoa que mais interagiu. Use a criatividade nas possibilidades que a realidade do seu negócio permite.
É bem comum que
escritores ofereçam brindes que complementam a experiência de leitura, como marcadores de páginas, cards e playlists exclusivas.
Conclusão
Para fazer uma live legal, atrativa e interessante não é preciso de equipamentos caríssimos e inviáveis para a maioria dos empreendedores brasileiros. É preciso de atenção e cuidado aos detalhes técnicos essenciais para fazer um vídeo de melhor qualidade, como
posicionamento da câmera, internet e luz.
Você também pode optar por investir em equipamentos que vão melhorar a qualidade de som da sua live, se for algo possível e dentro do seu orçamento. Caso contrário, muito cuidado com os barulhos externos que podem tirar a atenção ou incomodar o seu espectador.
Aproveite ao máximo esse momento em que as
interações online se tornaram a nossa principal rede de comunicação uns com os outros. Um exemplo claro disso são as lives musicais que cresceram em níveis absurdos durante a pandemia e são uma importante fonte de entretenimento para todos nós.
Planejar e se preparar para esse momento de interação ao vivo, é muito importante para ajudar no nervosismo e ficar mais à vontade e seguro com o que você tem para falar.
Mais conteúdos no YouTube
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