De volta a um dos meus assuntos favoritos: o cinema. Eu não sei vocês, mas eu nunca me espanto quando descubro que um filme é baseado em um livro. A mim, me parece
um caminho muito óbvio de criação de histórias. Principalmente, quando o filme é muito bom.
Entenda que não quero entrar no mérito de qual é melhor:
o filme ou o livro. Inclusive, sempre endosso o coro de que você deve consumir os dois. São obras complementares e, por diversas vezes, independentes. Todos têm seus valores artísticos e quem ganha com isso, somos nós.
Afinal, vai dizer que você nunca quis ter seu livro favorito contemplado com uma obra cinematográfica, dar vida à leitura e à imaginação.
“Ah! Mas o meu livro já foi para as telonas”.
Ótimo! Espero que tenha sido uma ótima experiência. Por aqui, vou dar mais dicas de livros que foram adaptados para o cinema.
Prepare a pipoca e boa leitura (e bom filme)!
Dicas de livros para ler e filmes para assistir
Antes de começar a lista deste post, quero convidar você para ler e assistir os homenageados, anteriormente.
- O Poderoso Chefão:
sim, o clássico de Coppola com Marlon Brando e Al Pacino é inspirado na obra de Mário Puzo;
- O Iluminado: apenas uma dentre tantas obras de
Stephen King
adaptadas para o cinema. Apesar do sucesso e de Jack Nicholson, o filme gerou uma certa “treta” entre King e Stanley Kubrick;
- Laranja Mecânica:
mais uma obra de Kubrick. O polêmico filme sobre uma gang e tratamentos controversos contra a violência é um ícone da cultura pop;
- Extraordinário:
a emocionante história de uma criança de 10 anos com deformidade facial tentando se inserir na sociedade;
- Caixa de Pássaro:
sucesso da Netflix onde a chave para a sobrevivência em um mundo caótico é ficar de olhos fechados. Sandra Bullock que diga;
- Clube da Luta:
dá pra acreditar que Brad Pitt e Edward Norton estrelaram esse filme que quase foi um fracasso? Ah! Surpreso por ser inspirado em um livro? Não é só você.
Você pode ler uma análise completa sobre esses filmes,
aqui no Bingo!.
Pois bem, foram apenas 6 em um universo de centenas. Então, para não ficar tão vago o assunto, preparei mais uma listinha. E não é dessa vez que irei trazer
Harry Potter
e Senhor dos Anéis, porque desses vocês já estão careca de saber!
Entrevista com vampiro
Considerado como um dos
melhores filmes sobre vampiros de todos os tempos,
Entrevista com vampiro tornou-se realmente um clássico da
sétima arte. Com um elenco recheado de estrelas, não era de se esperar outro resultado.
A obra cinematográfica, baseada no livro de Anne Rice, foi interpretada por Tom Cruise, Brad Pitt, Antonio Banderas, Christian Slater e Kirsten Dunst.
A história contada é de Louis de Pointe du Lac (Brad Pitt), um jovem que se diz vampiro, em plena São Francisco, dos anos 90. Ele conta como viveu os últimos duzentos anos, desde a sua transformação em vampiro, no século XVIII, vítima de Lestat (Tom Cruise).
A trama é cheia de reviravoltas, vampiros com crise existencial, traições, rebeliões. É uma obra não somente para quem gosta de terror.
O silêncio dos inocentes
Quem ama os filmes policiais e de suspense, provavelmente, não consegue desassociar Anthony Hopkins do icônico Dr. Hannibal Lecter, um dos maiores vilões de todos os tempos do cinema.
O silêncio dos inocentes é uma obra de Thomas Harris e tornou-se um clássico do cinema. E, antes de falarmos propriamente do filme, vale deixar registrado que o sucesso foi tão estrondoso que Harris resolveu dar sequência à história e, aí sim, vieram
Hannibal,
Dragão Vermelho e
Hannibal: a origem do mal. Ou seja, se não fosse o sucesso da adaptação cinematográfica….
Vamos à história: Clarice Starling é uma novata no FBI e recebe a incumbência de entrevistar um detento para ver se consegue alguma informação relevante, para ajudar na captura de um assassino em série de mulheres. Até aí, nada de mais, certo?
O porém é que o detento é um assassino canibal confesso. E pra piorar, se é possível, esse maníaco é um psiquiatra, ou seja, durante todo o filme, rola um jogo psicológico, onde Hannibal utiliza-se de artimanhas para mexer com a agente Starling.
Bem, eu poderia ficar por horas falando do filme e do livro, mas as premiações de ambos falam por eles. O filme, por exemplo, ganhou 5 Oscar:
- Melhor filme:
sendo o primeiro “filme de terror” a ganhar o prêmio;
- Melhor diretor: Jonathan Demme;
- Melhor ator: Anthony Hopkins e;
- Melhor atriz: Jodie Foster (Clarice Starling)
A lista de premiações é enorme e o sucesso, do livro e filme, fizeram com que Hannibal não parasse por aí, o personagem chegou a ter a sua própria série televisiva.
O menino do pijama listrado
Um dos mais aclamados (ao menos nas redes sociais) filmes, dos últimos anos, também é um dos mais tocantes. E tudo porque, como sempre,
somos tocados pela sensibilidade infantil.
O que alguns não sabem é que
O menino do pijama listrado é baseado em um romance homônimo de John Boyne. Acho que sempre teremos aquele momento
“nossa! Não sabia que tinha o livro”, mas é para isso que estou aqui.
A história do “filme barra livro”
é da amizade de dois garotos, em meio ao triste cenário da Segunda Guerra Mundial. Bruno, um garoto alemão, filho de um oficial nazista, descobre no “jardim de casa” um local cercado por grades e, atrás dela, está Shmuel, que vive ali, “só por ser judeu”.
E aí, como explicar essa situação para duas crianças? Coisas que nem nós, adultos, entendemos ou entenderemos um dia.
A lista de Schindler
E já que estamos nesse cenário da Segunda Guerra Mundial, por que não falar de um dos clássicos dessa temática? Uma das principais obras de Steven Spielberg,
A lista de Schindler é baseada no livro de Steven Zaillian.
Oskar Schindler é um empresário alemão, com forte influência dentro do partido nazista. Construiu a sua empresa tirando proveito da mão de obra judia e, apesar de não ser aquela “flor que se cheire”, Oskar tinha seus princípios e, por mais contraditório que nos pareça hoje, ele utilizou-se da sua influência e da “escravidão judia”, para salvar a vida de mil judeus, durante a Guerra.
A lista de Schindler
é um daqueles filmes para ver e rever exaustivamente. E, se você ainda não leu o livro, vale a pena correr atrás. Hoje é difícil encontrar uma versão que não seja a de bolso ou digital, em português, tamanho o sucesso da obra.
O filme ganhou diversos prêmios, como por exemplo o
Oscar de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem e Direção de Arte.
Vou encerrando por aqui a lista com dicas de livros para ler e filmes para assistir. Foram 3 clássicos do cinema que muitos desconheciam o fato de serem derivados de livros e uma indicação de uma obra moderna. Temáticas diversas, para que todos possam escolher a leitura que mais lhe agradar.
Mas antes de encerrar, eu quero te dar uma super dica e, por que não dizer, um presente para quem gosta de escrever.
Quem sabe você não tem aí uma excelente história para ir para as telonas?!
Você quer transformar suas histórias em um livro de sucesso? Ou não, você quer apenas publicar, apenas para ter como recordação, mas não sabe como materializar tudo isso?
Eu vou te ajudar a publicar o seu livro.
E o melhor, de graça. Eu preparei um e-book com dicas essenciais para quem deseja realmente publicar um livro, tirar suas ideias do imaginário e transformá-las em uma obra literária.
Baixe, agora, o e-book
Quero escrever um livro. E agora?
para transformar seu sonho em livro!