Juliano Loureiro • 6 de agosto de 2020

Compartilhe este artigo:

Você é daquele tipo de leitor que deixa pequenos problemas do dia a dia interferir na sua leitura? Calma, você não está só nessa, para falar a verdade, a distração é algo bem recorrente. Que tal aprender dicas de leitura para evitar esse problema?


Pensando nisso, eu resolvi escrever um artigo especial com dicas que aplico no meu próprio cotidiano. Além de estabelecer uma rotina, esses bons hábitos auxiliam para que eu não deixe um livro pela metade.


Consegui despertar a sua curiosidade até aqui? Ótimo! Então continue a leitura para conferir as
10 melhores estratégias para otimizar a sua leitura do dia a dia.

1 - Saiba o porquê da leitura

Antes de começar uma leitura, procure perguntar a si mesmo “por que estou lendo tal obra?”. Definir um objetivo ajudará na hora de priorizar as obras que forem mais importantes no momento otimizando o seu tempo.

2 - Você pode pular algumas páginas, se preferir

Caso o seu dia esteja muito corrido e precise acelerar o seu plano de leitura, pule as páginas que julgar menos relevantes no momento - principalmente quando essas forem gravuras que podem ser revistas posteriormente.. Você pode marcá-las e retomá-las posteriormente, quando tiver mais tempo. Sinta-se livre para seguir o seu próprio método.

3 - Planejar é fundamental

Planeje a sua própria frequência de leitura. Por exemplo, você pode separar 10 páginas para ler durante os primeiros cinco dias da semana e definir uma data para terminar o livro. Procure cumprir com esse planejamento diariamente.

4 - Leia entre os "breaks"

Os “breaks” nada mais são do que o seu tempo livre para colocar a leitura em dia. Você pode aproveitar para ler em um final de semana ou durante uma folga no trabalho, por exemplo. Se achar necessário, anote tudo na sua agenda virtual ou física.

5 - Leia sempre em ambientes adequados

Quando for ler, procure por lugares silenciosos, onde você possa manter a sua concentração, como uma biblioteca, por exemplo. Evite ficar perto de objetos que possam distrair a sua atenção, como celulares e computadores.

cta-ebook-quero-escrever
cta-ebook-quero-escrever

6 - Faça tudo no seu ritmo

Ler tudo no mesmo ritmo, às vezes, não é o ideal. Nesses momento, priorize o seu ritmo pessoal para que a leitura seja fluida. Alguns textos devem ser lidos de forma mais rápidas e outros de forma mais devagar, tudo de acordo com a sua complexidade.. 


Textos mais difíceis como artigos ou materiais acadêmicos devem ter uma leitura mais atenciosa, enquanto textos mais simples, como de revistas e jornais, podem ser lidos de maneira mais simples e rápida. Você deve variar este ritmo de acordo com o tipo de texto.

7 - Idealize grupos de pensamento

Um hábito inconsciente que temos é o de fixar os olhos em linhas de textos que, geralmente, não seguem um raciocínio contínuo.Em uma leitura não-ideal, o leitor realizará muitas dessas fixações (pausa dos olhos) no texto. 


Além de atrasar toda a leitura de uma obra,
ler de forma não contínua fará com que a sua compreensão do texto seja pobre. Significados e expressões mais gerais são mais fáceis de colocar em grupos de palavras do que palavras individuais ou mesmo únicas letras.


Por isso,
faça o exercício de ler em frases de três ou quatro palavras, principalmente em sentenças completas e frases preposicionais. Durante a leitura, sua mente deve fixar estes grupos como se toda a frase fosse representada por uma única e mais importante palavra ou expressão.

8 - Não fale consigo mesmo ao ler

É costumeiro que muitas pessoas, enquanto estão lendo, fazem movimentos com os lábios, dizendo as palavras descritas. No entanto, essa prática pode fazer com que a sua leitura demore muito mais tempo para ser finalizada. Explicarei o porquê.


Você pode não saber, mas temos a capacidade de ler mais rápido do que podemos falar. Falar é uma atividade relativamente lenta, a velocidade média da fala é 250 PPM (palavras por minuto), enquanto da leitura em si pode ser superior.

9 - Anote tudo o que precisar

Viu palavras estrangeiras, expressões ainda não conhecidas, ou até mesmo sentiu-se tocado por uma frase? Quer tal anotar tudo? Fazer anotações, grifar, escrever ou até mesmo fazer resumo é fundamental para que o seu entendimento de um livro seja ainda maior. 


Quando pratica tal ação, torna-se um sujeito ativo da leitura, faz parte daquele momento e, assim, conseguirá apreender melhor o conteúdo.

10 - Tenha foco e concentração

Para muitos essa última dica pode ser óbvia, mas ela precisa ser ressaltada. Ler qualquer livro, independente do seu tamanho, gênero e complexidade, sem concentração, é o mesmo de não apreciá-lo.


E para atingir isso, dentre algumas ações, tente deixar o celular de lado, estar em um ambiente adequado de estudo. Não deixe também de estar confortável durante os períodos de leitura. Se preciso, reserve uma boa cadeira ou poltrona, coloque um aromatizante e caia de cabeça na sua leitura.


Espero que
essas dicas auxilie na otimização da sua leitura do dia a dia. Até o próximo texto!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

preludio-na-literatura-o-que-e-e-como-criar-um-para-sua-historia
Por Juliano Loureiro 21 de novembro de 2024
No mundo literário, o prelúdio é mais do que uma introdução; é uma ferramenta poderosa para ambientar, engajar e até mesmo surpreender. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prelúdio, suas aplicações na literatura e como você, escritor, pode criar um prelúdio inesquecível para sua história. Boa leitura!
diferencas-entre-revisao-e-preparacao-textual-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Por Juliano Loureiro 14 de novembro de 2024
Neste post, vamos explorar em detalhes entre revisão e preparação textual, mostrar as principais diferenças e por que elas são essenciais para escritores e leitores.
chapeuzinho-vermelho-conhela-a-historia-original-dos-irmaos-grimm
Por Juliano Loureiro 7 de novembro de 2024
"Chapeuzinho Vermelho" é uma das histórias mais conhecidas e contadas ao redor do mundo, passando de geração em geração com adaptações em diversos formatos. Sua origem remonta a uma versão específica publicada pelos Irmãos Grimm em 1857, embora suas raízes sejam ainda mais antigas.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: