Juliano Loureiro • 2 de novembro de 2020

Compartilhe este artigo:

Eu já cometi todos os erros que citarei neste artigo. E aprendi da pior forma: abandonando um livro que idealizei por meses. Falta de planejamento e algumas crenças sobre a escrita me fizeram não ter sucesso. Neste artigo, eu listo quais foram os três principais erros que cometi no passado e que outros escritores iniciantes também cometem. Boa leitura!

Só escrever quando estiver inspirado

A jornada de escrita de um livro não é curta e nem fácil, portanto, deve ser bem planejada. Se você só escrever quando estiver inspirado, nunca terminará sua obra. Momento inspiradores existirão, claro, e use-os para escrever mais do que o plano inicial para aquele dia e também para revisar.


Se inicialmente o fator inspiração for determinante para escrever as primeiras linhas, "provoque" momentos inspirados. Particularmente, durante as atividade físicas eu penso em boas ideias e é ideal para pensar na minha história. Sabendo disso, sempre estou com o bloco de notas do celular aberto para escrever algum insight. Além disso, mantenho uma boa rotina de exercícios, para que eu tenha bons momentos inspirados. Mas, novamente, vale o alerta. Você não deve escrever somente se estiver inspirado.


Escrever um livro é ter disciplina e rotina.

Não ter rotina ou planejamento de escrita

A rotina e o planejamento é a base para concluir todas as etapas de escrita de um livro. Já falamos bastante sobre rotina e sobre como estruturar um romance aqui no BINGO. A etapa de planejamento e estrutura deve ocorrer antes mesmo de você escrever as primeiras linhas.


Como citado no artigo destacado acima, deve-se definir a sua pensata, storyline, sinopse, argumento e escaleta. Este é o mínimo antes de escrever o seu livro. Mas recomendo ir além. Faça também a topificação dos capítulos, determine os pontos chave e pontos de virada, escreva sobre os personagens e também recomendo escrever sobre o universo onde se passa o seu livro, como local, data, eventos importantes etc.


Isso tudo parece difícil, demorado e complexo. Não é mesmo? Sim, e é. Como disse, escrever um livro não é fácil. Mas é possível. Principalmente se houver disciplina e ROTINA.

ebook-quero-escrever
cta-ebook-quero-escrever

Desistir de escrever um livro e partir para outro

Se você não seguir as dicas acima, provavelmente você desistirá logo nas primeiras linhas. Eu mesmo abandonei um livro após escrever apenas dois capítulos. Justamente por não ter me planejado, fiquei sem saber qual rumo dar para a história após esses dois capítulos.


E este é um dos maiores motivos de desistência por parte dos escritores iniciantes. Muitos tentam se justificar falando que não estavam no melhor momento para escrever ou que a história não era boa. Na verdade, a desistência veio por falta de planejamento, engajamento e rotina. A preparação para escrever um livro é  mais tão importante quanto a obra em si.

Conclusão

Escrever um livro é a realização de um sonho. Um sonho possível. E minha missão é tornar esse sonho mais fácil de ser realizado. Eu já passei por todas essas dificuldades e procuro entregar conteúdos cada vez mais relevantes para escritores. Portanto, convido você a ler outros conteúdos com dicas de escrita que temos publicados no blog. Até breve!

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

preludio-na-literatura-o-que-e-e-como-criar-um-para-sua-historia
Por Juliano Loureiro 21 de novembro de 2024
No mundo literário, o prelúdio é mais do que uma introdução; é uma ferramenta poderosa para ambientar, engajar e até mesmo surpreender. Neste artigo, vamos explorar o conceito de prelúdio, suas aplicações na literatura e como você, escritor, pode criar um prelúdio inesquecível para sua história. Boa leitura!
diferencas-entre-revisao-e-preparacao-textual-tudo-o-que-voce-precisa-saber
Por Juliano Loureiro 14 de novembro de 2024
Neste post, vamos explorar em detalhes entre revisão e preparação textual, mostrar as principais diferenças e por que elas são essenciais para escritores e leitores.
chapeuzinho-vermelho-conhela-a-historia-original-dos-irmaos-grimm
Por Juliano Loureiro 7 de novembro de 2024
"Chapeuzinho Vermelho" é uma das histórias mais conhecidas e contadas ao redor do mundo, passando de geração em geração com adaptações em diversos formatos. Sua origem remonta a uma versão específica publicada pelos Irmãos Grimm em 1857, embora suas raízes sejam ainda mais antigas.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG
Share by: