A literatura jovem está ganhando cada vez mais força no Brasil. Dessa forma, abre-se um verdadeiro mercado para esse público. A
Editora Seguinte, pertencente à Companhia das Letras, tem exatamente esse foco: trazer o foco para a literatura jovem no Brasil.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma
matéria publicada pela Folha de São Paulo, entre 2011 e 2015, a estimativa de brasileiros que consomem livros passou de
50% para
56%.
Isso também está refletindo na média de livros lidos por esse público anualmente, que pulou de 4 para 4,96. Apesar disso não ser o ideal, demonstra que os jovens estão cada vez mais fixados na literatura, seja ela física ou visualizada por meio de leitores de livros digitais.
Quer saber um pouco mais sobre a Editora Seguinte, quais são os seus propósitos e também alguns dos títulos disponíveis? Então você está lendo o artigo correto. Continue até o final para saber ainda mais!
Antes de tudo, o que é a Companhia das Letras?
Você com certeza já leu algum título publicado pela
Companhia das Letras. E não é por menos. Ela é o maior selo literário do Brasil, sendo, inclusive, um dos maiores do mundo.
Com mais de 30 anos de história, mostrou ser sucesso já no primeiro ano, publicando 48 títulos nos seus 12 primeiros meses. O início promissor foi só uma amostra do que seria capaz a Companhia das Letras que, hoje, não é apenas uma editora, mas sim um grupo, com aproximadamente 20 selos para os mais diversificados segmentos literários.
Ou seja, para facilitar a compreensão, é como se a Companhia das Letras fosse “apenas mais uma editora” dentro de um grupo maior.
Hoje, é a Companhia das Letras que distribui as obras de autores/escritores importantes, como: Djamila Ribeiro, Chico Buarque,
Stephen King,
George Orwell, Barack Obama, William Shakespeare, Mia Couto, Millôr Fernandes, Lygia Fagundes Telles,
Jorge Amado, e muito mais!
Como surgiu a Editora Seguinte?
Como citado anteriormente, existem diversos selos dentro da Companhia das Letras. Dentro desse guarda-chuva, está a Seguinte. Entenda mais sobre a sua proposta.
De acordo com o
site oficial, o selo é
“voltado ao que há de melhor em aventura, romance e literatura pop, feito para jovens exigentes em busca de grandes histórias, narrativas inteligentes e muita diversão.”
Ou seja, ao navegar pelo site,
você verá livros ilustrados que contam histórias voltadas para o público adolescente, com aquela pitada de intensidade e romance.
Assim, a literatura também fica mais pop e consegue chegar até um público diversificado e pronto para aprender por meio da literatura.
Para promover ainda mais os livros, a editora patrocina o
FLIPOP - Festival da Literatura Pop. O festival de literatura pop com foco nos jovens leitores, que discute temas como representatividade e leitura na adolescência. Criado pela Editora Seguinte em 2017, o festival atualmente é realizado em parceria com diversas editoras.
Devido a pandemia, nos dois últimos anos o festival foi apresentado virtualmente e trouxe grandes nomes da literatura jovem, como Alice Oseman, Jennifer Niven, Maurene Goo, Pedro Rhuas, Ilustralu, Iris Figueiredo e Paula Pimenta.
Quais são alguns dos principais títulos publicados?
Eu sou Malala: Edição Juvenil (Malala Yousafzai)
Antes de se tornar uma ativista conhecida no mundo inteiro, Malala era apenas uma garota que lutava por aquilo em que acreditava. Quando a região onde morava, no Paquistão, foi dominada pelo Talibã e as meninas foram proibidas de ir à escola, Malala arriscou a vida para defender o direito à educação.
Nesta edição adaptada de suas memórias – enriquecida com ilustrações, glossário e linha do tempo –, você vai conhecer a história impressionante de uma jovem que se recusou a ficar em silêncio.
Com suas próprias palavras, Malala nos mostra a importância de combater o ódio e o extremismo, e nos traz uma mensagem inspiradora de determinação e esperança.
O que Dizem as Estrelas (Luly Trigo)
Todo mundo já ouviu falar que as pessoas do signo de câncer são choronas; as de touro, comilonas; as de libra, indecisas... Mas será que é apenas isso que os signos representam?
Nesta antologia, você vai encontrar doze histórias, cada uma acompanhando um protagonista de um signo solar diferente – todos eles moradores do mesmo prédio, o edifício Cosmos.
Ali, os conflitos são vários: mudança de casa, problemas na escola, desentendimentos com os amigos, romances surgindo e chegando ao fim. Enquanto mergulha nos dramas de cada personagem, você vai perceber que os signos do zodíaco são repletos de nuances, luzes e sombras, que podem nos ajudar a entender quem realmente somos.
Minha História - Para Jovens Leitores (Michelle Obama)
Todo mundo conhece Michelle Obama: a admirável primeira-dama dos Estados Unidos, casada com Barack, mãe de Malia e Sasha. Em 2009, eles se tornaram a primeira família negra a ocupar a Casa Branca. Agora chegou a hora de descobrir a sua história.
Através de suas palavras, acompanhamos sua infância e adolescência, o período de faculdade, o início de sua carreira, os primeiros anos do casamento, e a entrada na vida pública, conforme Barack avançava na política e se candidatava à presidência.
Com sinceridade, bom humor e afeto, ela faz um relato vívido de como se sentiu sob os holofotes, e de como foi a vida na Casa Branca durante oito anos.
Nesta edição juvenil, Michelle nos mostra como sempre buscou viver de forma autêntica, usando sua voz e sua força para lutar por seus ideais, tornando-se um grande exemplo para as futuras gerações.
Gostou de conferir um pouco mais sobre a Editora Seguinte?
Conheça o meu canal no YouTube, um espaço para falarmos sobre tudo isso e muito mais. Então, inscreva-se agora e não deixe de ativar as notificações. Só assim poderemos criar um vínculo literário e termos boas conversas. Até.