O universo literário é fantástico porque nos permite viver histórias e fantasias incríveis. A experiência pode ser ainda mais rica se o livro tiver sequência. Há inúmeros exemplos de livros famosos que nos prendem por anos, com várias e várias sequências. É bem verdade às vezes ocorre de iniciarmos a leitura do primeiro livro e pararmos por aí mesmo.
Pensando nos mais diferentes tipos de leitores, desde aqueles mais imediatistas àqueles que amam devorar vários livros de uma única história, indico no post de hoje duologias (histórias que compreendem apenas dois livros), trilogias (histórias contadas em três livros) e sagas (histórias que não tem um número certo de livros).
Preparado? Então, boa leitura!
Saga DUNA (Frank Herbert)
DUNA é considerado um dos melhores livros de ficção científica de todos os tempos,
vencendo o Prêmio Hugo em 1966, e é o livro mais vendido do gênero. E, diferentemente dos tradicionais sci-fi, onde há a guerra entre máquinas e humanos, em DUNA o homem já superou essa fase, de guerra contra as máquinas. O universo de
DUNA é riquíssimo e completo, o que promete agradar a praticamente todos os leitores que se identificam com o gênero.
O interessante de
DUNA é que a história do primeiro livro já é o suficiente para aqueles que não pretendem ler todos os livros da saga. A história possui início, meio e fim muito bem amarrados. As sequências tem o objetivo de expandir o universo, dando saltos temporais entre um livro e outro.
Sinopse de DUNA
Duna se passa em um futuro distante no meio de um império intergaláctico feudal em expansão, onde feudos planetários são controlados por Casas nobres que devem aliança à casta imperial da Casa Corrino. O livro conta a história do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides e da respectiva Casa Atreides, na ocasião da transferência de sua família para o planeta Arrakis, a única fonte no universo da especiaria melange.
Livros da saga DUNA
- DUNA (1965);
- Messias de DUNA
(1969);
- Filhos de DUNA (1976);
- Imperador deus de DUNA (1981);
- Hereges de DUNA (1983);
- As herdeiras de DUNA (1985).
Apesar de citar aqui apenas a Trilogia
Senhor do Anéis, o universo criado por J. R. R. Tolkien vai muito além desses três livros. Tudo começou em 1937, com o
Hobbit. Devido ao enorme sucesso deste primeiro livro, Tolkien foi pressionado pela editora a escrever mais livros desse universo.
Na concepção do autor,
Senhor do Anéis não é exatamente uma trilogia, mas um único grande romance que só pode ser compreendido em seu conjunto, segundo a concepção de seu autor. Pensar nesta ótica faz mais sentido ainda se analisarmos todas as outras antecessoras à trilogia.
Sinopse de Senhor dos Anéis
Em uma terra fantástica e única, um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigo, medo e seres bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada, ele aos poucos pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove pessoas que formam a Sociedade do Anel.
Livros da trilogia Senhor dos Anéis
- A sociedade do anel (1954);
- As duas torres (1955);
- O retorno do Rei
(1955).
Duologia Jurassic Park (Michael Crichton)
Muitos não sabem, mas
Jurassic Park surgiu como livro em 1990, três anos antes da adaptação cinematográfica de enorme sucesso dirigida por Steven Spielberg. A trama desenvolvida por Michael Crichton usa a teoria do caos e suas implicações filosóficas para explicar o colapso de um parque de diversões povoado por dinossauros, recriados através de engenharia genética.
Após o grande sucesso do primeiro filme, Crichton foi pressionado a escrever uma sequência para a série. Inicialmente ele negou, porém, após Spielberg garantir mais um filme, caso houvesse livro, Crichton cedeu e escreveu. O segundo livro,
Mundo Perdido, foi lançado em 1995. Também é muito elogiado pelos leitores e versão cinematográfica foi lançado em 1997.
Sinopse de Jurassic Park
Após descobrir uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA pré-histórico, o bilionário John Hammong consegue algo que parecia impossível: criar uma espécie de parque de diversões com criatura extintas há eras. Para atestar a viabilidade e segurança de seu empreendimento, convida alguns cientistas renomados para um final de semana no lugar. Mas algo sai do controle. O que parecia ser uma aventura fascinante, torna-se uma luta pela sobrevivência.
Saga The Witcher (Andrzej Sapkowski)
The Witcher é uma das melhores fantasias da literatura contemporânea. A história do bruxo Geralt de Rívia se passa em um universo riquíssimo e cativante. Todos os livros da saga possuem boa recepção da crítica. Porém, não foi com os livros que o universo do bruxo se tornou realmente popular.
Em 2015, foi lançado para PlayStation 4 e Xbox One o jogo The Witcher III, de enorme sucesso, considerado por muitos o melhor jogo da atual geração de videogames. Para expandir ainda mais o universo, em 2019 a Netflix lançou em formato de série a história.
Sinopse de The Witcher
The Witcher se passa em um mundo de fantasia medieval e segue a história de Geralt de Rívia, um dos últimos bruxos restantes na Terra. Ele é um destemido andarilho e caçador de monstros, dotado de capacidades físicas sobrenaturais.
Geralt de Rívia é um bruxo sagaz e habilidoso. Um assassino impiedoso e de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus e nem todos os que parecem anjos são bons.
Livros da saga The Witcher
- O último desejo (1993);
- O sangue dos elfos (1994);
- Tempo do desprezo
(1995);
- Batismo de fogo (1996);
- A torre da andorinha (1997);
- A dama do lago (1999);
- Tempo de tempestade (2013).
Saga Desventuras em Série (Lemony Snicket)
Desventuras em Série é uma saga curiosa, contrariando o comum das histórias para adolescentes. A vida das três crianças protagonistas é rodeadas de desgraças, onde TUDO dá errado para elas. Essa é a tônica da saga escrita por Lemony Snicket. Em 2017, ganhou adaptação da Netflix, em três temporadas.
Sinopse de Desventuras em Série
Desventuras em Série narra a história dos três órfãos Baudelaire logo após perderem os pais em um misterioso acidente. Cada um deles possui uma habilidade específica, que os ajuda ao longo de suas desventuras. Violet, a mais velha, é criativa e adora inventar coisas. Klaus, o irmão do meio, é curioso e gosta de ler sobre tudo. Já a caçula Sunny pode não saber falar ainda, mas tem dentinhos muito afiados, capazes de perfurar até mesmo a pedra mais dura.
Livros da saga Desventuras em Série
- Mau começo (1999);
- A sala dos répteis
(1999);
- O lago das sanguessugas
(2000);
- Serraria baixo-astral (2000);
- Inferno no colégio interno (2001);
- O elevador Ersatz
(2001);
- A cidade sinistra dos corvos (2002);
- O hospital hostil (2001);
- O espetáculo carnívoro
(2002);
- O escorregador de gelo (2003);
- A gruta gorgônia (2004);
- O penúltimo perigo (2005);
- O fim (2006).
Uau! Agora, temos dezenas de livros para ler. Histórias incríveis que encantam a todos que decidem encarar milhares de páginas. Me diz, qual será a sua próxima leitura?