"Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma."
Esta frase o George R. R. Martin, autor das Crônicas de Gelo e Fogo, que deram origem ao seriado televisivo Game of Thrones, exemplifica bem o sentimento daquele que muito lê.
Ler é ir ao imaginário, percorrer e viver diversas histórias e vidas, saindo do comum. Ler é entrar em um avião com destino ao lugar que você quiser, a hora que você quiser.
Claro, os objetivos e impactos causados pela leitura é diferente para cada pessoa, todavia, é um desejo de muitos é ler mais todos os dias. Particularmente, tive que ajustar minha rotina para implementar a leitura de forma a conseguir ler todos os livros que comprava.
Neste artigo, darei
5 dicas práticas para que você consiga ler mais e fazer desta atividade uma das principais e mais prazerosas do seu dia. Vamos lá?
Primeira regra: ler é um hábito e deve ser prazeroso
Esta é a primeira dica e até vou além, afirmo que é uma regra. Ler muito e bem, sem se dispersar nas páginas do livro, é uma rotina que deve ser adquirida ao longo dos dias. E, para isso,
você deverá abrir mão de algo que você já faz
durante as 24h do seu dia. Por exemplo: se você assiste televisão 2h todos os dias, dedique parte dessas horas para a leitura. Ou, se você passa 10h por dia mexendo no celular (o número assusta, mas para quem trabalha ou se entretem no celular, este é um número razoável),
experimente trocar uma hora dessas por uma hora de leitura.
Se você realmente quer inserir a leitura no seu dia-a-dia,
procure dedicar de uma a duas horas diárias para isso. Ao passar do tempo, você perceberá que ao longo de um mês, facilmente terá lido quatro, cinco ou até mais livros.
E este hábito deve trazer prazer para você. Essa horinha diária (ou duas) citadas anteriormente, deve ser um dos melhores momentos do seu dia. É a hora de relaxar, desconectar dos afazeres de momento e
ficar feliz ao abrir o livro. Sabe aquele momento que deitamos no sofá da sala e pegamos o celular para fazer... nada?! É exatamente neste momento que um bom livro se torna seu melhor ativo.
Não utilize o livro como sonífero, determine horários para leitura
Um erro muito comum das pessoas que iniciam o hábito de leitura é pegar um livro sempre antes de dormir,
quando já estão sonolentas. Ler deitado na cama não é necessariamente um problema (é até gostoso), mas se este for o local de leitura,
evite ler poucos minutos antes de dormir. Dessa forma,
você não conseguirá ler muitas páginas e ficará confuso dia pós dia, tendo em vista que não conseguirá absorver todo o conteúdo.
Além do ponto citado acima, antes da leitura estar inserida
simbioticamente no seu dia a dia,
determine horários específicos para leitura. Vou me usar de exemplo. Todos os dias, após o almoço, eu dedico 30 minutos para ler
(as vezes um pouco mais, ou um pouco menos). Além desses minutos, à noite,
decido mais 60 minutos. E este momento noturno é o que mais me agrada, afinal, o ambiente ao meu redor é mais silencioso e consigo me afastar dos problemas cotidianos. Nos finais de semana, procuro não ter uma regra de horário, todavia, leio até mais, tendo em vista que não há rotina de trabalho.
Não insista em uma leitura que não te agrade
Nem sempre acertaremos no livro escolhido, não é mesmo? Por mais que ele tenha uma capa bonita, uma sinopse promissora e tenhamos escutado boas recomendações, a nossa experiência com esse livro por não ser das melhores. E
não tenha medo ou receio de abandonar um livro. Principalmente para quem está adquirindo a rotina de leitura, insistir em um livro que não agrada pode ser um ótimo gatilho para desanimar na leitura.
Geralmente, quando pego um livro para ler que não me "conquista", eu o abandono, sem muita cerimônia. Entretanto, dias, ou semanas, mais tarde eu
o pego novamente e faço mais uma tentativa. Já me aconteceu de terminar a leitura nessa segunda tentativa. Pode ser que funcione para você também.
Não gostou do livro? Volte com ele para a estante e
bora para o próximo. Só fique atento caso abandone
TODOS os livros. Se isso for uma constante, recomendo rever os pontos desse artigo e também
desse artigo!
Evite distrações, desligue ou afaste o celular.
Não leia com o celular ao seu lado, muito menos com notificações ligadas ou no modo que ele tocará uma música
na maior altura. Lembre-se, estamos buscando ler mais todos os dias e o
celular por perto é um grande desafio. Uma distração rápida, para ver qual notificação chegou, pode se transformar em minutos e mais minutos pesquisando sobre... nada! ou conversando de forma aleatória no what's app.
Determinar os horário específicos para a leitura vai de encontro com essa dica, tendo em vista que você escolherá momentos do dia em que o celular e outras distrações podem (e devem) ficar em um segundo plano. Para ler mais, você terá que cumprir com os próprios acordos.
Eu tenho meu
Kindle e não o abandono por nada (apenas se for comprar um mais novo)! Com certa resistência, em 2016 eu comprei o meu primeiro Kindle. Sem entender muito sobre o quanto ele poderia me entregar de experiência positiva, resolvi arriscar.
Nunca mais fiquei sem um por perto.
Para quem trabalha, estuda ou passa boa parte do dia na rua, o Kindle (ou outro leitor digital) é a melhor opção para ler mais. Ele é
pequeno, leve e capaz de armazenar milhares de livros.
Na fila do banco, dentro do carro em um estacionamento ou na praça de alimentação de um shopping. As possibilidades são infinitas para você sacar o dispositivo do bolso. Certamente, ele ajudará você na conquista de mais páginas lidas por dia.
O que achou dessas 5 dicas? Me diz nos comentários! Espero ter ajudado você a ler ainda mais durante o dia. Fico por aqui e até o próximo artigo!