Juliano Loureiro • 30 de setembro de 2020

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O processo de criação de um livro não é fácil, eu sei disso. Semanas e mais semanas escrevendo, revisando e, muitas vezes, alterando capítulos inteiros. E, quando finalmente terminamos, o nosso maior desejo é que o maior número de pessoas possível conheçam a obra.


O cuidado com o seu livro e a sua reputação pessoal deve ser do mesmo tamanho do cuidado que você teve na criação do livro. Há formas assertivas de divulgar o seu livro. E este é o meu objetivo neste texto, mostrar para você algumas dicas de como divulgá-lo. Não vá com muita sede ao pote, a comunicação pensada de forma estratégica é o melhor caminho.


Portanto, se quiseres fazer o seu livro chegar a milhares de pessoas, me acompanhe nas próximas linhas.

Não seja insistente, invasivo

Imagina receber e-mails ou mensagens de whatsapp de pessoas desconhecidas pedindo para você ler ou comprar o livro delas. Ou, pior, receber ligações com esse mesmo teor. Certamente você concordará que esta é uma situação desagradável. E, claro, em situações assim, a chance de conseguir o objetivo inicial é mínima.


Logo, ser invasivo ou insistente é a pior estratégia para você iniciar a divulgação do seu livro. Este caminho só levará você à repulsa das pessoas. Além de tudo isso, o seu esforço será enorme e a frustração igualmente grande.


Agora, vamos falar de dicas do que você DEVE fazer para aumentar o alcance da sua obra.

Entenda qual o seu público

O seu livro será lido por alguém. Parece óbvio, correto? Mas, por quem? Você sabe qual é o seu público? Você sabe quais os seus comportamentos e hábitos de leitura? Bom,  saber disso é muito importante para que o seu livro chegue às pessoas certas.


No marketing, utilizamos o conceito de PERSONAS, que são representações semi ficcionais dos perfis que representam seu comprador (ou leitor) ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios.


Ok, ok! Vou traduzir. Criar a(s) persona(s) para o seu livro é estudar sobre o perfil de um determinado grupo de pessoas que podem ser seus potenciais leitores. Ou seja, através de algumas perguntas pré-estabelecidas, conseguimos imaginar qual será o perfil ideal dos nossos leitores.


Sabendo como é a sua persona, você será mais assertivo na comunicação. Por exemplo: a sua persona utiliza mais qual rede social? Facebook? Instagram? Quanto anos ela tem? Qual o gênero? Classe social? Ela lê livros de ficção ou livros acadêmicos? Sabendo a resposta para todas essas perguntas, você direcionará todos os seus esforços para este grupo de pessoas. Logo, a probabilidade de ser invasivo é menor.

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Humanize a sua comunicação

Se você é um escritor iniciante e este é o seu primeiro lançamento, a humanização da sua comunicação é ainda mais importante. Afinal, ninguém conhece você e nem a sua obra. Humanizar a comunicação é "dar cara à tapa", se mostrar.  Não só com o objetivo de falar bem da sua obra, mas este tipo de comunicação faz com que você se aproxime do seu leitor, gerando empatia. E, se o seu leitor confia em você, no que você fala, ele estará mais propenso a comprar o seu livro.

Fique atento ao mercado e concorrentes

Nós, escritores, temos que ficar atento ao vários players nosso mercado, que são outros escritores, editoras, livrarias, gráficas, booktubers, instagramers, lojas virtuais e instituições, como a CBL e a Biblioteca Nacional. E, sim, para fazermos a melhor divulgação possível do nosso livro, temos que observar o que cada uma dessas partes fazem. É importante saber como os booktubers levam em consideração ao avaliar um livro, por exemplo. É importante saber quais as métricas utilizadas pelos e-commerces na venda dos livros e quais os critérios para uma livraria vender o seu livro. E, também, como que outros escritores iniciantes estão fazendo a sua respectiva comunicação e venda dos livros.


Confesso, é muita coisa para observar e aprender. Mas é necessário. Não é preciso fazer tudo de uma vez, de forma atabalhoada. Organize-se, estude, observe, pergunte. Com o passar do tempo aprenda sobre o mercado editorial. Particularmente, durante todo o ano de 2020 eu me dediquei a estudar estes pontos. E, nos 4 meses que me dediquei ao meu romance, estudei sobre processos criativos de escrita.


Resumidamente: é importante sempre estudar e e estar atento às movimentações do mercado.

Invista tempo e dinheiro

Já disse diversas vezes aqui no blog que escrever e lançar um livro não é fácil. Agora, vou além, digo que não é barato. Os custos de publicação de um livro podem variar bastante. Mas existe um custo altíssimo inegociável que você precisa investir: tempo. Sem tempo suficiente (que você determinará quanto) para dedicar à sua obra, ela não será lançada da maneira que você espera.


Sobre dinheiro, além dos custos com serviços editoriais, recomendo o investimento financeiro em estratégias de marketing. Tudo o que falei nos tópicos anteriores envolve o marketing. Todavia, agora, sugiro investimentos em profissionais capacitados em fazer anúncios nas redes sociais e google. Certamente, caso você consiga um bom profissional, o retorno sobre o investimento será garantido.


Caso tenha alguma dúvida sobre este tipo de investimento ou qualquer outra dica que dei nos tópicos anteriores, comente aqui abaixo que ajudarei você.  O que achou do texto? Tenho certeza que seguindo estas dicas o alcance do seu livro será maior.

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 900 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 200 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

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