Você sabe quais são
as maiores editoras do Brasil? Apesar de o segmento de publicação de livros estar passando por constantes atualizações, necessitando, inclusive, realizar toda a
transformação para o digital, não podemos negar a força das grandes editoras presentes no nosso país.
Por isso, neste artigo especial, eu
elencarei quais são as maiores editoras do Brasil, contando um pouquinho de cada uma. Você verá uma lista com as gigantes brasileiras, que trabalham com
distintas abordagens e
gêneros.
Lembrando que a ordem apresentada abaixo não significa que uma é melhor que a outra, ou
vende mais que a outra; é apenas como decidi demonstrar. Se interessou? Continue a leitura para conferir todas!
Fundada em 1986 por Luiz Schwarcz e Lilia Moritz Schwarcz, em São Paulo, a editora se destinou inicialmente à publicação de
livros de literatura e ciências humanas. Ao longo dos anos se uniu a outras editoras, sendo a Objetiva a mais recente delas, em 2015, ampliando cada vez mais seu catálogo.
Uma das principais editoras do país, a Companhia das Letras abriga em seu catálogo
escritores e poetas brasileiros
renomados, entre eles
Machado de Assis, Jorge Amado, Ruy Castro, João Ubaldo Ribeiro, João Cabral de Melo Neto, Carlos Drummond de Andrade e Milton Hatoum.
Além da literatura, a Companhia das Letras publica praticamente todos os gêneros: administração, viagem, gastronomia, fotografia, arte, autoajuda, negócios, infantil, filosofia, esporte, jornalismo/comunicação, ciência, educação, história, humor, informática, ciência política, moda, meio ambiente, medicina/saúde, psicologia, religião e sociologia.
A Editora Aleph é uma editora brasileira fundada em 1984, com sede em São Paulo. Possui mais de 130 títulos publicados nas áreas de ficção e não ficção. Destaca-se por publicar clássicos da literatura de ficção científica como
Frank Herbert,
Isaac Asimov,
William Gibson e
Philip K. Dick.
A editora, inclusive, tornou-se referência ao ser uma das pioneiras ao publicar a obra Neuromancer de William Gibson, em 1990.
Desde então, já foram centenas de livros publicados, como já dito, com um destaque para a ficção científica. E a Aleph não está para brincadeira, suas edições possuem um trabalho gráfico fantástico, com destaque para as capas.
Um dos grandes destaques da editora é quanto ao capricho de seus projetos gráficos. Geralmente bastante coloridos, com um design de cair o queixo. Vale destaque para a linha de livros da Philip K. Dick, como no livro
Blade Runner.
A
Suma é um selo ligado ao Grupo Companhia das Letras. Por ter uma relevância grande no mercado, com nomes de peso, como
Stephen King e Philip Pulman, muitos não sabem desta ligação. Além dos lançamentos e relançamentos de boa parte das dezenas de romances do Rei do Terror, intitulada Biblioteca Stephen King, a Suma se destaca por publicar
As Crônicas de Gelo e Fogo, do autor George R. R. Martin.
A Suma veio para ser o braço geek da Companhia. Uma tremenda responsabilidade, tendo em vista que o “público nerd” é muito exigente, não só com a exigência da publicação das histórias, mas como a produção de materiais gráficos de alto nível de excelência, porque os livros deixam de ser “apenas para leitura”, mas tornam-se itens de colecionador.
A Intrínseca teve sua fundação em 2003, no Rio de Janeiro. Define-se como uma editora jovem, com a missão de
unir obras de valor literário e sucesso comercial.
Durante a sua história, publicou e publica campeões de vendas entre o público jovem como a série “Crepúsculo” e “A Menina Que Roubava Livros”, e possui também algumas obras de não-ficção em seu catálogo (autoajuda, negócios, biografias).
E, seguindo a tendência do mercado dos
clubes de assinaturas de livros, a Intrínseca lançou o clube no seu formato em 2018, em comemoração aos 15 anos da editora. Os livros recebidos são sempre livros da própria editora, todavia, os assinantes desfrutam daqueles que ainda não foram lançados, além de serem em edições especiais com design de capa exclusivo.
Atualização: O Clube Intrínsecos deixou de existir em 2022, após 4 anos.
Tudo começou lá em 1940, quando foi fundada por Alfredo Machado e Décio Abreu como uma distribuidora de tiras de jornal e outros serviços de imprensa. O seu início já foi icônico, principalmente por ser a primeira distribuidora brasileira de quadrinhos no nosso país. Com cerca de 40 lançamentos por mês e oito mil títulos no catálogo, o Grupo Editorial Record é um dos maiores conglomerados editoriais da América Latina.
Publica
livros de ficção, narrativas históricas e científicas, obras acadêmicas, romances policiais e de suspense, literatura infantil e quadrinhos. Possui em seu quadro nomes como Adélia Prado, Nelida Pinon, Caleb Carr, Dalai-Lama e Edgar Morin.
A Editora Rocco teve sua fundação em 1975 por Paulo Roberto Rocco, no Rio de Janeiro. Reconhecida pelas
obras de ficção e não-ficção, inclusive para o público jovem, a Rocco também possui em seu catálogo obras acadêmicas, de negócios, viagens e gastronomia, entre outros gêneros.
Destacou-se na década de 1980 por trazer ao Brasil obras de pensadores como Michel Maffesoli e Jean Baudrillard e por publicar intelectuais e ativistas como Fernando Gabeira, Herbert Daniel e Alex Polari, quando o país ainda vivia uma ditadura militar. Publicou ainda “O Alquimista”, de Paulo Coelho, o autor brasileiro mais bem-sucedido internacionalmente.
O maior destaque para o público infantojuvenil da Editora Rocco, todavia, é a detenção dos direitos de publicação da série de livros
Harry Potter, tendo a primeira publicação no Brasil em 2000. E, para comemorar os 20 anos da primeira publicação, a Rocco lançou uma coleção inédita e de luxo da série.
Como o próprio nome já sugere, a Globo Livros está associada à rede editora da Editora Globo, que no que lhe concerne, está ligada ao
Grupo Globo, maior conglomerado de mídia e comunicação do Brasil e da América Latina.
Fundada em 1986 por Roberto Marinho, a Editora Globo é especializada na publicação e distribuição de obras literárias pertencentes a vários gêneros, além de trazer para o Brasil alguns livros clássicos reconhecidos mundialmente.
Uma grande curiosidade é que a editora tem em seu catálogo alguns dos artistas globais mais prestigiados, como no caso de Xuxa, que publicou em 2020 o livro infantil ""Betinho". Na obra, a criança e personagem central possui 2 mães, demonstrando como relacionamento homoafetivo é rodeado de amor.
Dentro do seu catálogo, como é de se esperar, estão autores/atores do próprio grupo, como Walter Casargande, Xuxa Meneghel e vários outros. Mas a editora vai muito além. É a responsável por publicar grandes clássicos da ficção científica como,
Fahrenheit 451 (Ray Bradurry) e
Adminável Mundo Novo (Audous Huxley) sob o selo
Biblioteca Azul. Além disso, nomes consagrados como
Wood Allen,
Agatha Christie,
Rita Lee e
Monteiro Lobato.
A Darkside é uma editora focada em obras de suspense e terror, tendo como forte característica edições especiais com criações de cair o queixo. No seu catálogo, temos livros de enorme relevância, como
Bom dia, Verônica,
Alice no País das Maravilhas e o
Mágico de Oz.
A editora foi fundada por Christiano Menezes e Chico de Assis no ano de 2012, mais especificamente no dia 24 outubro, data que coincide com o início da história narrada no livro Os Goonies, de James Kahn, o primeiro livro publicado pela editora.
Em 2018, mais de 50% do catálogo da editora Darkside ocupava a lista dos 5 mil livros mais vendidos do país, segundo a Nielsen, empresa global de dados, informações e medições.
A Harper Collins foi fundada em 1817, ou seja, é uma editora com mais de 200 anos. Gigante do mercado editorial, a HarperCollins está presente em 18 países, incluindo o Brasil, distribuídos em cinco continentes (Américas do Norte e Sul, Europa, Ásia e Oceania).
Sediada em Nova York, a HarperCollins Publishers é a segunda maior publicadora de livros comerciais do mundo. Hoje, a HarperCollins Publisher tem um catálogo impresso e digital que ultrapassa os 200 mil títulos, distribuídos em mais de 120 selos ao redor do mundo.
É a casa de grandes autores como
Mark Twain, Charles Dickens, Martin Luther King Jr., Emily Brontë, Agatha Christie, C.S. Lewis e Maurice Sendak. Além disso, tem em seu catálogo diversos ganhadores dos prêmios
Nobel
e
Pulitzer.
A
HarperCollins Brasil
publica cerca de 130 títulos por ano, incluindo livros de interesse geral, infantis, cristãos e de ficção do mundo inteiro, assim como uma seleção de autores nacionais. No Brasil, a prioridade de publicação dos títulos estrangeiros da HarperCollins Publishers.
Vale ressaltar que recentemente a editora relançou toda a obra de J. R. R. Tolkien, em edições especiais de capa dura.
A história da Editora Arqueiro começa em 1955, quando o seu fundador Geraldo Jordão Pereira (1938-2008), aos 17 anos, começou a trabalhar com o seu pai, o célebre editor José Olympio. Nesta época, grandes clássicos foram publicados como O menino do dedo verde, de Maurice Druon, e Minha Vida, de Charles Chaplin.
Em 1998, Geraldo fundou com seus filhos a Sextante, empresa que daria origem à Arqueiro, anos mais tarde.
Então, em 2011, mesmo após a morte desta grande figura literária, é fundada a Editora Arqueiro, que hoje é gerida por seus dois filhos, Marcos e Tomás Pereira, que escolheram o nome em homenagem o pai que, segundo eles, era um praticante de arco e flecha. E tem como missão de publicar histórias empolgantes, em livros cada vez mais acessíveis para seus leitores.
Criada originalmente em Portugal, a editora Leya teve desde o início como principal objetivo distribuir obras na língua portuguesa. Por isso, era constituído originalmente por 8 editoras, sendo 6 portuguesas, 1 moçambicana e 1 angolana. Sendo elas, respectivamente: A Edições ASA, a Editorial Caminho, a Edições Gailivro, a Edições Nova Gaia, a Texto Editora, a Ndjira e a Nzila.
Hoje, a Leya é líder do mercado editorial português, angolano e moçambicano.
Outro ponto interessante é que logo no seu ano de lançamento foi criado o “Prémio LeYa”, que premia romances inéditos escritos na língua portuguesa. Quem vence, ganha 100.000 euros, o que faz desse prêmio o maior literário da língua portuguesa.
A Saraiva é uma rede brasileira de livrarias, fundada em 13 de dezembro de 1914 por Joaquim Inácio da Fonseca Saraiva, imigrante português de Trás-os-Montes, no centro da cidade de São Paulo. Em 2008 a empresa adquiriu a Livraria Siciliano e teve 20% do mercado livreiro do Brasil.
No ano de 1959, a Editora Saraiva foi premiada como editora do ano, na edição de estreia do
Prêmio Jabuti.
Atualmente,
a sua principal estratégia está nas vendas online e distribuição de E-books.
Na bolha acadêmica literária, se tem um nome que esteve presente para a maioria dos brasileiros é, sem dúvidas, a da Editora Saraiva. Você pode não ter reparado, afinal, na escola quem ia ficar de olhos nesses detalhes?! Exceto se você tenha crescido e se tornado um profissional da educação, aí até a sua relação com a Saraiva é outra, não é mesmo?
Criada na França em 1883, a FTD é considerada a
mais completa editora de livros didáticos do Brasil, mas possui também obras infantis em seu catálogo. Ideal para compor a rede de ensino.
As iniciais são uma homenagem a Frère Théophane Durand, Irmão Superior-Geral do Instituto Marista que cumpriu importante papel ao incentivar os irmãos maristas a escrever livros escolares. No Brasil, o primeiro livro foi publicado em 1902, em São Paulo.
A Editora Sextante foi fundada em 1998 por Geraldo Jordão Pereira, filho do editor José Olympio, e seus dois filhos, Marcos e Tomás. Curiosamente, a história de Geraldo tem grande impacto no surgimento de outra editora, a Arqueiro, que citamos acima. Atualmente, a Sextante tem como foco a publicação de livros que proporcionam o crescimento humano, com diversas obras de autoajuda e empreendedorismo/negócios, além de obras infantojuvenis, ficção e não ficção. Também possui no seu catálogo livros de arte.
Com a criação da Arqueiro, a Sextante, a partir de então, teve o seu catálogo adaptado e focado em obras de crescimento humano. No Brasil, publicou grandes obras de Dalai Lama, Douglas Adams, Dan Brown, Joe Hill, James C. Hunter (O Monge e o Executivo), entre vários outros.
Você é fã de livros sobre autoajuda, educação e gestão? Então as publicações da Editora Gente podem ser perfeitas para você. Afinal, os maiores livros da editora falam justamente sobre os tópicos citados, tendo, inclusive, como lema a frase “Seu sucesso é proporcional ao número de pessoas que você ajuda”.
A Editora Gente foi fundada no dia 17 de maio, em 1984. Desde o início recebeu enorme destaque, principalmente por ser uma editora dinâmica, que aposta na praticidade que as tecnologias podem trazer.
Como o seu maior objetivo é fazer com que seus leitores tenham um desenvolvimento — tanto interno, quanto externo — aposta em livros de autoajuda e também de empreendedorismo, justamente para compartilhar conhecimento.
Dessa forma, a editora trabalha com três linhas editoriais:
- autoajuda: mais abrangente, abriga temas como espiritualidade, bem-estar, relacionamento, sexualidade, saúde, comportamento e finanças pessoais;
- educação: aborda temas que atendem os interesses de pais, professores e pedagogos;
- gestão: trata de questões de carreira, negócios, administração, gestão de recursos humanos e treinamento.
A Editora Voo acredita na inspiração e empoderamento dos agentes de transformação. No seu site oficial, a editora afirma:
“Publicamos histórias que mexeram conosco, apoiamos causas em que acreditamos e disseminamos ideias que nos impactaram, para que nossos leitores sintam-se também inspirados e habilitados a fazer a diferença por um mundo melhor.”
A Voo é mineira e curitibana, pois as sócias residem nessas duas cidades. O seu maior diferencial é fazer uma curadoria de conteúdos que tenham, de alguma forma, valia para os leitores. Além disso, possui alguns valores sociais, como:
cadeia de produção sustentável e responsável,
"Um por Um": cada livro vendido, uma contrapartida social
e
também alguns projetos colaborativos.
A Editora Principis é um dos principais nomes quando pensamos em livros baratos, com preços populares. E isso não significa que são livros ruins ou mal feitos, com edições piores, muito pelo contrário, o catálogo da Principis é de tirar o chapéu e eles fazem um trabalho honesto, digno de aplausos.
Aposto que você já se deparou com algumas promoções de livros a 15, 10 reais ou até menos. Promoções de kits com diversos livros por um preço incrível e ficou se indagando como seria possível alguém praticar um preço tão atraente para o seu bolso.
Para falar sobre a Principis, é preciso antes conhecer a Ciranda Cultural, logo você entenderá.
A Ciranda Cultural já tem 20 anos de mercado editorial e o seu principal foco são os livros para crianças e jovens, mas também sempre trazendo livros para os adultos, pais, professores e educadores trabalharem a leitura como uma forma de aprendizado prazeroso.
E o mais legal é que a editora, desde o início, teve como princípio a produção dessas obras com preços acessíveis, para que cada vez mais pessoas fossem transformadas pela leitura. Hoje, o catálogo da Ciranda Cultural conta com mais de 4.000 títulos.
E onde entra a Principis nessa história?
O selo Principis faz parte da Editora Ciranda Cultural é o braço responsável pela publicação de grandes clássicos da literatura mundial, mas também com publicações autorais voltadas para o público jovem e adulto.
O que achou da lista com
17 das maiores editoras do Brasil? Me diz nos comentários. Agora, já que você gosta de ler, deixarei uma recomendação.
Recentemente lancei o meu novo livro Terraço, uma ficção pós-apocalíptica de tirar o fôlego. Quer saber mais? Compre agora na Amazon!