É inegável que as redes sociais são excelentes para divulgarmos nossas obras e podem ser essenciais para o seu sucesso como escritor. Todavia, há alguns comportamentos que devemos evitar. Seja através do
WhatsApp, Instagram ou
Facebook, a lista abaixo traz dicas de comportamentos que você deve evitar nas redes sociais.
Vamos lá?
1 - Tenha cuidado com seus dados pessoais
Infelizmente, há pessoas terríveis conectadas esperando um deslize das pessoas como nós para invadir nossas contas e fazer sabe-se lá o que. Apesar de várias formas de segurança e recuperação de senha, por exemplo, o ideal mesmo é não ter que passar por situações delicadas quanto à segurança.
Recomendo trocar a senha de acesso de suas redes sociais periodicamente e não utilizar senha simples, como "123456" ou o próprio nome. Além disso, evite conectar em celulares ou computadores de terceiros, afinal, pode acontecer de você esquecer de desconectar, ou, o aparelho salvar a senha.
2 - Evite abordar assuntos polêmicos
Em vários aspectos, as redes sociais podem ser comparadas aos mais diversos cenários de guerra. É o local perfeito para discórdia. Portanto, recomenda-se não publicar ou comentar assuntos polêmicos, como: política, religião, futebol.
Temáticas das quais você não domina ou não faz parte, também devem ser evitadas. Ex: se você não faz parte de alguma minoria (Negra, LGBTQI+ etc) evite expressar opiniões sobre o assunto, a não ser que você seja um estudioso/especialista nestas áreas.
Saiba que, ao expressar uma opinião pessoal na rede social do seu negócio, automaticamente este será o posicionamento da sua empresa, o que pode acarretar em complicações comerciais.
3 - Seja cordial e evite discussões
Criar debates é fundamental no meio digital.
Todavia, ser cordial é igualmente fundamental. O que move o engajamento da sua rede social são justamente os debates e interações que as pessoas fazem em suas publicações.
E, provavelmente, parte das pessoas que estão conectadas a você via redes sociais não o(a) conhecem pessoalmente. Logo, qualquer tipo de discussão ou falta de empatia pode criar reações negativas em parte da sua audiência. Claramente não é isto que você quer, não é mesmo?!
4 - Não misture assuntos pessoais à conta comercial
Ter uma conta comercial é uma boa estratégia para não misturar as ações do seu
negócio à sua vida pessoal. Se uma pessoa segue um perfil corporativo, é porque ela quer ver conteúdos relacionados à empresa. Além disso, acredito eu, é muito importante termos privacidade com nossa vida pessoal.
Mostrar como é o seu processo criativo ou uma foto escrevendo pode ser positivo para a sua audiência.
O excesso deve ser evitado.
5 - Publicar conteúdos irrelevantes
Produzir conteúdos relevantes é uma tarefa mais difícil do que a maioria das pessoas imagina. E, com frequência, mais difícil ainda. O ideal, para ser sempre relevante, é preparar previamente um calendário editorial e, se possível, utilizar alguma
ferramenta de gestão de redes sociais.
O trabalho é intenso por alguns dias, mas que garante uma tranquilidade e recorrência por semanas. Com isso, sobra mais tempo para preparação de conteúdos relevantes.
Chegamos ao fim do artigo. Gostou das 5 dicas apresentadas? Comente abaixo como você utiliza as redes sociais para divulgar o seu livro ou o seu trabalho. Até breve!