Muitos não sabem por onde começar a escrever, talvez pelo fato de não existir uma graduação de formação de escritores. Ainda é mais fácil entendermos como se tornar algo, caso este "algo" tenha uma formação acadêmica. Para se tornar um engenheiro, basta fazer um curso de engenharia. Para se tornar um médico…
E para se tornar um escritor?
Por mais que existam cursos livros de escrita criativa, quando é que podemos nos autointitular escritores ou, ainda,
como iniciar a jornada na escrita? Eu já tive todas essas dúvidas e confesso que entender de fato que eu era um escritor não foi simples, tive que quebrar diversas objeções que eu tinha comigo mesmo.
Bom, sem mais delongas, no texto de hoje darei
algumas dicas para ajudar você a se tornar um escritor e, quem sabe, fazer da escrita a sua principal atividade. Vamos lá? Boa leitura.
O porquê escrever? Qual a sua motivação?
Antes de começar a escrever,
procure entender qual será o seu propósito com a escrita. Por que você quer escrever? Como isso afetará sua rotina, o seu dia a dia?
Para tudo o que fazemos, só é bem feito se houver propósito. Com um propósito bem definido, você enfrentará momentos difíceis e desafiadores sem se abalar e provavelmente não desistirá do sonho.
Encare a escrita como algo sério
Não necessariamente a escrita tem que ser sua principal atividade, até porque é difícil viver somente da escrita. Porém,
é preciso encarar esta atividade com seriedade. Para se ter um livro pronto e publicado, deve-se ter dedicação, foco e empenho.
Caso você leve a escrita "de qualquer jeito" as chances de frustração são grandes, levando à desistência. A escrita, e demais
manifestações artísticas, ainda é vista como algo secundário ou menos importante que outras profissões, portanto,
não espere que o outro valorize o seu trabalho.
O primeiro a valorizar o seu trabalho deve ser você e isso começa pela seriedade com que se faz o que se faz.
Converse com outros escritores
Aprender com que já está no mercado há mais tempo é essencial. É possível entender melhor dos desafios, dificuldades e obstáculos.
Conhecer o caminho das pedras torna a evolução mais rápida e diminui as chances de desistência.
Nessas horas, é preciso ser bastante "descarado". Seja por e-mails ou mensagens privadas nas redes sociais,
seja cordial e proponha uma conversa com aqueles escritores que você acompanha e admira. Certamente você fará bons laços que poderão ser fundamentais na formação como escritor.
Crie uma rotina de escrita
A escrita deve ser um hábito na sua vida, é preciso praticar sempre. Quanto mais se escreve, melhor você fica. A frase: "a prática leva à perfeição" é uma verdade que pode ser aplicada aos escritores. Muito comum o primeiro livro de um autor ser ruim e o último publicado ser uma obra-prima.
Quanto mais se pratica, mais você tomará gosto pelo ofício de escrever. Assim, histórias incríveis surgirão.
O texto de hoje apresentou apenas algumas dicas que ajudarão você a se tornar um escritor. O caminho é longo, mas amplamente possível. Agora, quero saber de você.
O que achou dessas dicas iniciais? Me conte aqui nos comentários e até o próximo texto.
Aprenda mais no YouTube
Para ajudar você na sua formação como escritor, também publico recorrentemente vídeos no YouTube.
Conheça o canal Bingo - Conteúdos Literários, por lá, dicas, resenhas, reviews, opiniões, em suma, é um canal aberto para conversas literárias. Aguardo você por lá!