Construir uma boa relação com os leitores é
essencial para qualquer escritor que deseja alcançar sucesso e ter um impacto duradouro com suas obras. Apesar de não ser um processo simples e rápido, deve ser feito para escritores que querem seguir a carreira literária.
Neste texto, abordaremos algumas estratégias que podem auxiliar os escritores a estabelecerem uma conexão significativa com seu público, aumentando o engajamento e a fidelidade dos leitores. Boa leitura!
Dez dicas para engajar o seu leitor
Veja as dez dicas que separei para ajudar você na criação de uma boa relação com os seus leitores.
1. Conheça seu público alvo
Antes de começar a escrever, é importante entender quem é o seu público-alvo, ou seja, quem é o seu potencial leitor. Pesquise e compreenda suas preferências, interesses, valores e desafios. Com esse conhecimento, você pode criar conteúdos mais relevantes e cativantes. Além disso, entendendo o seu público alvo permitirá criar maior empatia com os seguidores e, consequentemente, incentivo para continuar produzindo conteúdos e livros.
2. Seja autêntico
Os leitores valorizam a autenticidade. Seja genuíno em sua escrita,
mostrando sua personalidade e opiniões. Além da sinceridade na escrita, também é preciso ser na hora de comunicar com o público. Não tenha medo de ser vulnerável, pois isso ajuda a criar uma conexão emocional com o público.
3. Interaja nas redes sociais
As redes sociais são ótimas ferramentas para se aproximar dos leitores. Participe de conversas, responda a comentários e mensagens, e demonstre interesse genuíno pelos leitores. Isso cria um senso de comunidade em torno de sua obra. Atualmente, cabe ao autor elaborar o próprio marketing e divulgação do livro. Lembre-se:
quem quer ser lido, precisa ser lembrado.
4. Consistência e regularidade
Mantenha uma programação de publicações consistente. Seja um blog, newsletter ou mídia social, fornecer conteúdo regularmente mantém o público engajado e ansioso por novidades. A constância nas publicações é um dos principais fatores que as ferramentas digitais entendem como essencial para se alcançar cada vez um público maior.
Organize seu tempo e faça bons conteúdos que sejam prazerosos para serem criados e compartilhados.
5. Responda às críticas com maturidade
6. Ofereça conteúdos extras
Crie conteúdos adicionais que complementem suas obras, como
entrevistas,
behind-the-scenes, curiosidades e até mesmo brindes como e-books curtos. Isso mantém o interesse dos leitores e mostra seu apreço por eles. Também é possível criar marcadores, cards ou outros brindes físicos para presentear leitores aficionados e grandes fãs.
7. Promova encontros e eventos
Realize eventos virtuais ou presenciais para se encontrar com seus leitores. Isso permite que eles conheçam o rosto por trás das palavras e sintam-se mais conectados a você e ao seu trabalho. Para facilitar a criação e engajamento dos leitores, faça parte de grupos de escrita ou comunidades de leitores de determinado gênero, ou categoria literária.
8. Construa personagens cativantes
Personagens bem construídos são fundamentais para envolver os leitores. Desenvolva personalidades complexas e que evoluam ao longo da história. Faça com que os leitores se identifiquem e torçam por eles.
9. Incentive o feedback
Bem como saber lidar com as críticas é importante, o autor deve incentivar que leitores adoradores da obra façam depoimentos positivos.
Além de incentivar novos leitores, o autor mostra que valoriza a opinião dos leitores. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, caixas de sugestões ou simplesmente convidando-os a compartilhar suas opiniões.
10. Agradeça e reconheça
Sempre que possível, agradeça seus leitores pelo apoio e dedicação. Reconheça seu papel importante na trajetória do escritor. Pode ser uma simples mensagem de agradecimento no final de um livro ou um post nas redes sociais.
Considerações
Construir uma boa relação com os leitores é um processo contínuo e requer dedicação e empatia. Lembre-se de que os leitores são a razão pela qual você escreve e, ao cultivar esse relacionamento, você aumentará a probabilidade de ter um público fiel e apaixonado por suas histórias.
Portanto, esteja aberto a novas ideias, adapte-se às necessidades do seu público e nunca subestime o poder de uma conexão significativa com os leitores.
Leia Terraço, meu último livro
“Cada andar é uma batalha árdua até chegar no terraço. Ferido e exausto, ele questiona suas escolhas e lamenta as perdas que enfrentou.”
Terraço foi lançado, em formato digital, oficialmente no último dia 19 de julho. A sua publicação é independente e você pode comprá-lo aqui!
Serviço:
lançamento: 19/07/ 2023
Independente
40 páginas
Projeto gráfico: Fábio Burst
R$ 0,00 (para assinantes Kindle Unlimited) / R$ 7,90 (para comprar) (os valores podem alterar sem aviso prévio)