Você já pensou em
começar o próprio negócio?
Se a resposta foi sim, então, parabéns, você está no lugar correto!
Antes de partir para a promessa do título deste artigo, apresentarei um dado:
para os brasileiros, começar o próprio negócio é mais importante que fazer carreira dentro de uma empresa.
De acordo com um estudo divulgado pela
Global Entrepreneurship Monitor (GEM), 31,7% preferem ser seu chefe, enquanto 19,5% ainda querem ser liderados.
Em qual lado da estatística você está? Caso seus planos incluem abrir uma nova empresa, basta continuar com a leitura:
Quais são as 10 dicas para se inspirar?
Chegamos ao ponto alto deste artigo. Abaixo, listei as 10 principais dicas que julgo serem indispensáveis para inspirar seu novo negócio. Confira:
1. Volte às suas raízes
Essa primeira dica pode parecer um pouco subjetiva, mas eu explicarei. Ao citar “voltar às raízes”, digo para você
olhar para trás e perceber quais foram os motivos que te trouxeram até aqui. Quais cursos você fez, quais pessoas inspiraram, quais livros, revistas, jornais e artigos você não poderia viver sem, entre outros.
Ou seja, descubra, nesse meio caminho, você mesmo. A sua trajetória pessoal que fez o profissional de agora. Com isso, estabelecerá uma conexão com algo que se perdeu no meio do caminho e que impediu de abrir o tão sonhado negócio próprio.
2. Desenvolva os seus hobbies
Você é bom em poemas? Bom em fazer música? Ou até mesmo em cozinhar? Bom, muitas pessoas esquecem o poder e o valor que os hobbies possuem na nossa vida. Acredite, uma prática que realizamos periodicamente para prazer próprio, pode resultar em um grande negócio.
3. Saiba mais sobre as suas soft skills
A grande maioria das empresas, infelizmente, valorizam muito as hard skills. Explicando rapidamente, as hard skills são todas aquelas habilidades que precisam de cursos, diplomas ou certificados para serem efetivadas. Graduação, inglês fluente, cursos técnicos são alguns exemplos.
No entanto, muitas pessoas esquecem das soft skills. Você já tinha ouvido falar no termo? Eu explicarei! As soft skills nada mais são do que habilidades que não podem ser mensuradas, elas nascem ou são desenvolvidas por um profissional. Os principais exemplos são:
- empatia;
- capacidade de lideranças;
- bom trabalho em grupo;
- ter boas tomadas de iniciativas;
- ser criativo.
Você que está lendo esse artigo e quer ser dono do próprio negócio, saiba que aprimorar as soft skills é mais que fundamental. Afinal, do que adianta você ter uma graduação de ponta, ser poliglotas, mas não possuir tato para comandar um time?!
4. Escute feedbacks de amigos e colegas de trabalho
Um dos conselhos mais importantes dos empresários de renome é:
aprenda a escutar o outro.
Mesmo quando o que escutamos não é tão agradável. Qualquer conselho construtivo é válido para catapultar um novo negócio.
Esse conselho pode vir de amigos de confiança ou até mesmo de colegas de trabalho que entendem da área que você quer apostar. Sempre que possível, anote tudo em um caderno ou em bloco de notas e não esqueça de aplicar esses feedbacks no seu negócio.
Além disso, mantenha essa prática até mesmo quando a empresa já estiver funcionando. Mas, nesse ponto, não esqueça de escutar os funcionários e os clientes.
5. Estude o mercado
Abrir um negócio “às cegas” pode ser “um tiro no escuro”. Essas duas frases podem parecer clichê (e de certo ponto elas são), mas não deixam de serem verdadeiras. É preciso realizar um denso estudo de mercado assim que você decidir abrir uma empresa.
Não pense que esse estudo é válido apenas para as empresas de grande porte. Muito pelo contrário. Exemplificarei.
Vamos supor que você quer abrir um salão de beleza em um cômodo da sua casa. Com o estudo de mercado, é preciso saber se há público nas redondezas, quantos salões há a mais em um certo raio km, onde comprar os produtos com melhor custo-benefício e qual a necessidade desse estabelecimento.
Assim, ao abrir as portas, as chances de sucesso serão bem maiores.
6. Se arrisque, mas com cautela
Sonhar com o negócio próprio é um direito de qualquer ser humano, no entanto,
é preciso manter os pés no chão.
Você precisa entender que começar um negócio é um risco a ser tomado - calma, peço que não se assuste.
Digo isso porque, ao dar um start em uma empresa, é preciso apostar tempo e dinheiro. Não adianta ter uma ideia maravilhosa se não há cash para realizá-la. Por mais que isso não seja motivo de desistência - afinal, é possível correr atrás de financiadores e empréstimos -, é algo a ser considerado.
Ademais, não podemos esquecer que estamos no Brasil, um país altamente burocrático. Então, desde agora, esteja ciente que será necessário correr atrás de licenciamentos e outros documentos indispensáveis que manterão o seu negócio dentro da lei.
7. Trace um plano de estratégia
Traçar um plano de estratégia significa
estabelecer um tempo para que o novo negócio seja aberto, o valor necessário para que ele se banque até obter lucro, número de funcionários e colaboradores a serem contratados (se necessário), além de saber quanto será necessário para suprir necessidades básicas, como conta de luz, água e internet.
Com esse plano traçado a chance de algo surgir do nada e atrapalhar os planos é reduzida. Isso resulta em uma tranquilidade maior e preparo prévio para os imprevistos que aparecerem no meio do caminho.
8. Tenha paciência
De acordo com o
Sebrae
(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas),
1 a cada 4 empresas fecham suas portas antes mesmo de completar 2 anos.
Os maiores motivos para isso seria a
falta de preparamento e paciência.
Mas você me pergunta: como assim falta de paciência? Bom, até aqui está bem claro que ter começar o próprio negócio é o desejo de muita gente, correto? No entanto, muitos vão com sede ao pote e esperam que a empresa fará sucesso nos primeiros meses. E, infelizmente, as coisas não são assim.
É preciso ter calma e confiança ao começar o próprio negócio. Os resultados positivos podem começar a aparecer depois do primeiro ano de prática. E está tudo bem.
9. Estude os seus concorrentes
Talvez o negócio que você queira abrir não seja original (em termos de produto) ou possui alguém realizando algo semelhante. Saiba que estudar essas pessoas e o que as levaram até o sucesso empresarial é imprescindível. Com isso, você estará se inspirando nos melhores do mercado.
Mas, veja bem, não é para copiar ideias ou iniciativas alheias; a ideia é aperfeiçoar o seu produto/serviço entregando o melhor para seus futuros clientes.
10. Não desista de você
Ao final desse artigo, é fácil perceber que começar o próprio negócio não é tarefa fácil, mas está longe de ser impossível. Então, se você possui uma ideia brilhante e quer colocá-la em prática, assim o faça!
Não desista de você ou dos seus objetivos. O momento é agora!
Esse conteúdo foi útil para você? Ótimo! Não esqueça de
acompanhar o Bingo no Instagram .