O marketing digital ainda é recheado de dúvidas e incertezas por parte dos escritores. E é por isso que há
dezenas de conteúdos publicados aqui no blog Bingo. Viso esclarecer alguns
mitos e ajudar você a ter o marketing digital como um grande aliado na sua jornada como escritor.
No texto de hoje, apresento para você alguns dos principais
benefícios para aqueles trabalham bem o seu marketing digital. Me siga nas próximas linhas e veja como você pode alcançar mais leitores do seu livro.
Engaja leitores
Ao ter uma estratégia bem definida e se utiliza bem os mais diversos canais de comunicação (redes sociais, e-mail marketing, blog e site), você alcança mais pessoas para engajar com o seu conteúdo e, consequentemente, se sentirão atraídas pelo seu livro.
Construção da reputação do escritor
Quando se produz conteúdos com recorrência sobre seu
gênero literário, sobre a temática do seu livro ou sobre experiências pessoais como escritor, gradualmente a sua reputação vai sendo construída nos canais digitais.
Pense comigo: ao deparar com um livro que não sabemos quem é o autor, pesquisaremos nas redes sociais ou no Google quem ele(a) é. E se o autor possui uma boa
presença digital, teremos diversas informações e dado para validá-lo.
Aproximação entre leitor e escritor
Uma boa estratégia de marketing digital permite que
o leitor encontre diversos canais para entrar em contato com o escritor. Seja por e-mail, mensagens privadas ou comentários em publicações nas redes sociais e blog, o seu leitor conversará com você e este hábito é importante para colher
feedbacks sobre o seu livro, por exemplo.
Aumenta o número de vendas
O marketing digital permite que pessoas desconhecidas encontrem você e seu livro, proporcionando oportunidades de venda. Quando não se trabalha o marketing digital, as vendas dos livros ficam restritas apenas às pessoas que já te conhecem. E, claro, este é um número limitado e provavelmente insuficiente para as suas ambições.
Melhora a sua percepção de mercado
Estar antenado ao que se é falado, escrito e compartilhado nas redes sociais e blogs é importante para o autor se manter atualizado e por dentro de como está o mercado editorial.
Quem me acompanha sabe que em diversos artigos falo sobre a crescente procura por
livros digitais. Este é um dado recente que praticamente "obriga" o autor a lançar o seu livro em formato digital, já que cada vez mais os leitores estão optando por este formato.
Considerações finais
Ter uma boa presença digital, trabalhar as estratégias e usar as ferramentas de marketing digital pode até ser complicado para alguns, no começo, mas, simultaneamente, é um caminho que traz novas perspectivas e ambições.
Se você está começando e tudo isso ainda é de difícil compreensão, recomendo você ler outros artigos que publiquei na categoria
Marketing Digital e assistir às aulas do meu
curso GRATUITO para escritores 3EPV.
Até o próximo texto.