Uma letra b azul ao lado de um ponto de exclamação verde

Juliano Loureiro • 6 de agosto de 2021

Compartilhe este artigo:

O marketing digital ainda é recheado de dúvidas e incertezas por parte dos escritores. E é por isso que há dezenas de conteúdos publicados aqui no blog Bingo. Viso esclarecer alguns mitos e ajudar você a ter o marketing digital como um grande aliado na sua jornada como escritor.


No texto de hoje, apresento para você alguns dos principais benefícios para aqueles trabalham bem o seu marketing digital. Me siga nas próximas linhas e veja como você pode alcançar mais leitores do seu livro.

Engaja leitores

Ao ter uma estratégia bem definida e se utiliza bem os mais diversos canais de comunicação (redes sociais, e-mail marketing, blog e site), você alcança mais pessoas para engajar com o seu conteúdo e, consequentemente, se sentirão atraídas pelo seu livro.

cta-quero-escrever
cta-quero-escerver

Construção da reputação do escritor

Quando se produz conteúdos com recorrência sobre seu gênero literário, sobre a temática do seu livro ou sobre experiências pessoais como escritor, gradualmente a sua reputação vai sendo construída nos canais digitais.


Pense comigo: ao deparar com um livro que não sabemos quem é o autor, pesquisaremos nas redes sociais ou no Google quem ele(a) é. E se o autor possui uma boa presença digital, teremos diversas informações e dado para validá-lo. 

Aproximação entre leitor e escritor

Uma boa estratégia de marketing digital permite que o leitor encontre diversos canais para entrar em contato com o escritor. Seja por e-mail, mensagens privadas ou comentários em publicações nas redes sociais e blog, o seu leitor conversará com você e este hábito é importante para colher feedbacks sobre o seu livro, por exemplo.

Aumenta o número de vendas

O marketing digital permite que pessoas desconhecidas encontrem você e seu livro, proporcionando oportunidades de venda. Quando não se trabalha o marketing digital, as vendas dos livros ficam restritas apenas às pessoas que já te conhecem. E, claro, este é um número limitado e provavelmente insuficiente para as suas ambições.

cta-juliano
cta-juliano

Melhora a sua percepção de mercado

Estar antenado ao que se é falado, escrito e compartilhado nas redes sociais e blogs é importante para o autor se manter atualizado e por dentro de como está o mercado editorial.


Quem me acompanha sabe que em diversos artigos falo sobre a crescente procura por livros digitais. Este é um dado recente que praticamente "obriga" o autor a lançar o seu livro em formato digital, já que cada vez mais os leitores estão optando por este formato.

Considerações finais

Ter uma boa presença digital, trabalhar as estratégias e usar as ferramentas de marketing digital pode até ser complicado para alguns, no começo, mas, simultaneamente, é um caminho que traz novas perspectivas e ambições.


Se você está começando e tudo isso ainda é de difícil compreensão, recomendo você ler outros artigos que publiquei na categoria Marketing Digital e assistir às aulas do meu curso GRATUITO para escritores 3EPV.


Até o próximo texto.

curso-do-zero
cta-curso-do-zero
Um homem com tatuagens senta-se à mesa com lucas remando livros

Juliano Loureiro; escritor, profissional de marketing e produtor de conteúdos literários.


Criei o Bingo em 2019 para compartilhar conteúdos literários com outros escritores, que também têm dúvidas sobre como escrever e publicar um livro. 


Já escrevi mais de 950 artigos, além de diversos e-books gratuitos. Na minha jornada literária, publiquei 6 livros, sendo 3 da série pós-apocalíptica "Corpos Amarelos".


Também sou criador do Pod Ler e Escrever, podcast literário com mais de 250 episódios publicados. 


Para aprender mais sobre escrita criativa, confira meu canal no Youtube, vídeos diários para você. CLIQUE AQUI e confira.

Pesquisar no blog

Últimos artigos

como-escolher-a-capa-perfeita-para-seu-livro-e-a-importancia-de-um-bom-design
Por Juliano Loureiro 17 de abril de 2025
Hoje, falaremos com mais detalhes tudo o que você precisa saber para ter a melhor capa para o seu livro. Boa leitura!
autopublicacao-vs-editora-tradicional-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce
Por Juliano Loureiro 9 de abril de 2025
Neste artigo, vamos explorar as vantagens e desafios de cada método de publicação, para que você possa tomar a decisão mais adequada ao seu objetivo como autor. Boa leitura!
narradores-incomuns-e-como-usa-los-para-contar-historias-unicas
Por Juliano Loureiro 3 de abril de 2025
Neste post, vamos explorar dois narradores incomuns—a segunda pessoa e a narrativa mista—e como você pode usá-los para criar histórias memoráveis.
Mostrar mais...
logomarca-reduzida-bingo
Bingo Conteúdos Literários
CNPJ: 41.933.018/0001-23
Fale conosco
Email: suporte@livrobingo.com.br
Endereço: Avenida Getúlio Vargas , n.º1492, 2º andar.
CEP: 30112-024. Belo horizonte/MG