A jornada do escritor independente é recheada de desafios e obstáculos e acredito que você já saiba disso.
Mas será que existe alguma maneira de traçar essa jornada de forma assertiva? Sim, existe. E o meu papel com este texto é auxiliar você nesta caminhada para ter um livro publicado e de sucesso. De antemão já aviso, é preciso ter paciência, disciplina e recorrência nesta jornada.
Sem mais delongas, vamos para o que interessa! Boa leitura!
O
marketing deve ser feito antes mesmo da publicação do livro
Antes mesmo da publicação do seu livro e até antes mesmo de começar a escrevê-lo, é fundamental que você já tenha definido quais serão os seus canais de comunicação e divulgação do livro. O objetivo é criar uma audiência relevante de pessoas que no futuro estarão predispostas a ser seu leitor.
Recentemente publiquei um blogpost ensinando
como criar um blog literário e expliquei o quão importante é você criar audiência e autoridade através de um site/blog. Seja no blog ou nas redes sociais, comece a falar da ideia do seu livro, da temática/gênero, das suas inspirações e objetivos com a literatura. O universo de conteúdo a ser produzido é vasto.
Escrever o livro é apenas uma das etapas
Há quem acredite que escrever o livro é o suficiente para ele se venda. Mas isto não é verdade. Como disse no tópico anterior, o marketing é uma etapa essencial e que deve começar meses antes da publicação da sua obra.
Além de escrever o livro e de fazer o seu
marketing, é importante entender o cenário editorial brasileiro. Como eu disse no blogpost:
8 erros comuns entre os escritores que você não pode cometer, o mercado de livros digitais está aumentando consideravelmente no Brasil, ou seja, se você pretende lançar apenas a versão impressa do seu livro, é melhor repensar. Este é apenas um dos vários exemplos que validam o tópico que
escrever o livro é apenas uma das etapas que o escritor vivencia.
Ficar antenado ao mercado editorial, ao que os
booktubers estão falando, meio de comercialização de livros, tecnologia em geral e fundamentos de marketing são premissas para uma jornada de sucesso do escritor.
Defina o perfil do seu leitor/comprador
Vamos supor que você já pensou em todos os pontos que eu disse acima e que já tem o seu livro escrito e publicado. A pergunta que surge é:
quem vai ler ou comprar o seu livro?
Muitas das vezes nos engasgamos com as próprias palavras e não sabemos definir ao certo o perfil do nosso leitor.
No marketing, chamamos este possível cliente/leitor de
persona.
A persona é uma representação semi ficcionais dos perfis que representam seu comprador ideal. São baseados em dados reais e comportamento, assim como seus anseios, objetivos, motivações e desafios.
Criar personas é um exercício que você deve fazer com o intuito de ser mais preciso na comunicação e divulgação do seu livro. Afinal, entendendo todos esses aspectos, as chances de conquistar mais leitores é maior. Não gaste esforços com um grupo de pessoas que não tem nada a ver com você ou seu livro.
Inicie a sua presença digital
Você deve estar se perguntando:
como fazer tudo isso? Bom, tenho a resposta. Entendendo a necessidade de tudo isso que disse até agora, inicie a sua
presença digital, que é como uma marca ou pessoa se posiciona e se mostra na internet, gera valor e relaciona com o seu público. E isso é apresentado através de diversas plataformas e meios de comunicação, como: redes sociais, e-mail, lojas virtuais e blogs.
Se você já tem um livro publicado e ainda não tem sua presença digital, não se preocupe, ainda está em tempo de começar a se comunicar na internet.
Mantenha uma recorrência de divulgação do seu livro
Um trabalho sólido e de relevância só é conquistado com recorrência e disciplina. De nada adianta dar um "gás" durante um curto período de tempo e achar que dali pra frente tudo estará resolvido. Pelo contrário, para que a sua jornada como escritor seja de sucesso, deve-se trabalhar todas as etapas aqui citadas de forma recorrente. E, mesmo assim, pode ser que o seu livro e a sua carreira como escritor demore a decolar.
Persista.
Encontre pessoas a quem se inspirar
Se inspirar em quem hoje já tem sucesso é uma estratégia interessante, pois te faz aprender com aqueles que já passaram pelos obstáculos que você está passando agora. E com as redes socais, pode ser que você até consiga conversar com esta pessoa que te inspira.
Trilhe o seu próprio caminho
O que eu disse até agora são boas práticas adotadas por grandes escritores e profissionais de outros setores. Entender metodologias e se inspirar em
cases de sucesso só funcionarão se você adaptar tudo isso à sua realidade e ritmo de trabalho. A
autenticidade do escritor também é um fator que irá diferenciar você dos demais.
Ah, antes de irmos, gostaria de fazer uma recomendação. Escrevi um
e-book gratuito sobre as etapas de escrita de um livro. Baixe agora mesmo!
E-book: Quero escrever um livro. E agora?
O que achou do blogpost de hoje? Ficou com alguma dúvida? Me chame nos comentários!